Leis contra Caixas de Itens estão prestes à serem aprovadas - Overwatch

Associação internacional quer novas regras para caixas de itens

Escrito por | Games

Essa novela está longe de acabar, agora uma associação internacional quer novas regras para caixas de itens. Só falta saber se as desenvolvedoras estão animadas com isso.

Jen MacLean, diretor executivo da IGDA (International Game Developers Association), publicou um artigo clamando por novas regras para caixas de itens. Se você não sabe da novela vou te explicar…

As caixas de itens começaram a chamar a atenção devido ao seu uso abusivo em diversos games. Star Wars Battlefront II da Eletronic Arts é um bom exemplo, seu sistema era tão absurdo que enquadra o game como um pay to win (pague para vencer).

Associação internacional quer novas regras para caixas de itens - Blog Farofeiros - Call of Duty

A Holanda e a Bélgica já tornaram as loot boxes ilegais em seu território, afetando a monetização de jogos como Overwatch, Star Wars Battlefront II, Destiny 2, FIFA 18 entre outros. Suécia e EUA estão perto de proibir ou limitar a venda dessas caixas de itens aleatórios

Não importa se na caixa, engrama ou seja lá o nome, o item ser apenas estético. A caça por ele cria a compulsão para se obter tal item, e às vezes por ansiedade ou desespero uma compra é feita. Não importa a idade nem a localização do jogador, isso torna o game em um jogo de azar.

E, só para constar, jogos de azar são ilegais no Brasil e em outras partes do mundo.

Associação internacional quer novas regras para caixas de itens - Blog Farofeiros - Star Wars Battlefront II

As empresas são inescrupulosas mesmo, a Konami, por exemplo, cobra até por save game em Metal Gear Survive. A Activision (Blizzard e Bungie) até patenteou um sistema para forçar o jogador a comprar itens.

Novas regras para caixas de itens precisam ser adotadas com urgência. A comunidade gamer e a indústria precisam cuidar um do outro para evitar esse tipo de armadilha monetizada.

Algumas produtoras não querem mudar seu sistema de monetização. A Square Enix, por exemplo, retirou três de seus jogos para plataformas móveis da Bélgica.

Na China os jogos são obrigados a divulgar as chances reais de se conseguir cada item. Talvez essa seja uma saída, mas como a maioria desses jogos ainda pode ser jogados por menores de 18 anos algo precisa ser feito pensando neles também.

Associação internacional quer novas regras para caixas de itens - Blog Farofeiros - Overwatch

A IDGA tem entre seus associados pequenos e grandes desenvolvedores, entre eles a Eletronic Arts. Vamos ver se eles tem poder político para que o setor se auto regule mundialmente, ou então cadas país terão suas novas regras para caixas de itens.

Imagina as do Brasil?!

Veja mais...

Última alteração: 3 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.