A origem do cidadão de bem - Superman Smahes the Klan - Blog Farofeiros

A origem do cidadão de bem

Written by | Pensamento

Sabia que origem do cidadão de bem não é o que você imaginava.

Dessa vez a minha pesquisa para este pensamento foi surpreendente. Comecei lendo sobre o quadrinho Superman Smashes the Klan e acabei em um vídeo da Professora Rita que mencionou a origem do cidadão de bem. Tudo real, tudo assustador.

Até aí tudo bem pois meu cérebro não é daqueles com pensamentos lineares. Mas colocar isto num pensamento ficou difícil. Tudo que me vinha em mente era a tal da origem do termo e o Superman socando racistas. Foi aí que decidi, já que o Superman não pode vir aqui socar racistas vou eu, sem lenço e sem documento o fazê-lo da melhor forma que posso: expondo-os.

Não se engane, o quadrinho Superman Smashes the Klan é bem interessante, apesar de ambientado em 1946 ele representa bem o “clima” da época. Sem falar que foi inspirado em um programa de rádio. Leitura recomendadíssima para todos os fãs do Superman.

A origem do cidadão de bem - Superman Smahes the Klan - Blog Farofeiros

Uma das armas Klan é a desinformação e, na época do programa de rádio que inspirou o quadrinho, um folhetim supremacista já havia parado de ser publicado. A última edição de The Good Citizen foi publicada em 1933 dos EUA.

Sim, a origem do cidadão de bem é um jornal supremacista branco do século passado.

Criado por Alma White, superintendente general da Igreja do Pilar de Fogo Internacional (é sério), pregava em sua revista viciosamente o sentimento anti-católico. Obviamente havia grande suporte ao chamado Império Invisível (ou KKK)e já atacava a imprensa e seus aliados “hebreus”.

Como é de se esperar a informação disseminada pelo The Good Citizen colocava o homem branco como supremo contra as outras cores.

A origem do cidadão de bem - Superman Smahes the Klan - Blog Farofeiros

Tudo, absolutamente tudo o que passei o olho nessa breve leitura é de um conteúdo repleto de ócio racial. Colocando a religião como arma, como se escolhidos divinos deveriam literalmente subjugar qualquer outra raça. Essa é a origem do cidadão de bem.

Agora você me pega aqui no Brasil do ano de 2020 os ditos cidadãos de bem, sabem dessa origem? Mesmo sem saber suas motivações são parecidas.

Deputado sustenta que negros são alvo de maldição. Líder atacando a imprensa. Entre outros absurdos que vemos diariamente é incrível que algum ser humano tenha coragem em se chamar de cidadão de bem.

A origem do cidadão de bem é ideologicamente racista, preconceituosa… Em resumo, boa pessoa é que não é, mas milhões de pessoas acreditam que é melhor ter uma pessoa que acredita tudo isso e ainda faz sinal de arma com a mão é melhor do que ter um professor como presidente.

É triste viver no Brasil em 2020. E agora, voltamos ao Superman.

Pensamento do Dia

Isso não é americano - Pensamento - Superman - Blog Farofeiros

O texto acima foi recuperado de uma campanha de 1949 pela DC Comics. Superman já era comunista naquela época, esse imigrante ilegal safado. Assim como o Thor.

Envie seu pensamento e fique famoso com sua pérola de sabedoria (ou a falta dela).

O Coronga Vírus pode até nos matar, a censura pode ser racista, mas o futuro ainda é jovem. Afinal, somos pessoas de sorte.

Compartilhe

Last modified: 9 de fevereiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.