Categorias
Filmes

Homem Aranha Através do Aranhaverso

Homem Aranha Através do Aranhaverso é muito mais do que um filme!

Homem Aranha Através do Aranhaverso é um espetáculo que consegue ser ainda melhor que o primeiro. Sua história é muito mais complexa e intrigante qua a anterior que, literalmente, abriu um universo de possibilidades. Para alguém que como eu, um pai que passou dos 40, é surpreendente ver um filme de boneco com tamanha profundidade.

Miles Morles ainda é o único Homem Aranha daquele universo, mas isso não o faz parar de pensar em seus amigos aracnídeos do multiverso. Gwen Stacy, a Mulher Aranha que se tornou parte de sua vida, hoje está diversos universos distante.

Mal sabe ele que há uma Sociedade Aranha ativa e operando para proteger o multiverso. A quantidade de seres temáticos em aranhas é absurda e quase impossível de listar todos… Para defender tantas linhas do tempo é preciso muita gente pelo visto. Mas defender do que exatamente?

Aparentemente a organização capitaneada pelo Homem Aranha 2099 tenta proteger as linhas do tempo de alterações, estas modificações de eventos cânones poderiam causar o colapso daquele universo. Os argumentos de todos os personagens são válidos. Até a agressividade de Miguel O’Hara é justificada, mas o amadurecimento emocional de Miles Morales é o grande poder nesta história.

Não sei o quanto você gosta de Homem Aranha e todo seu universo, mas para este marmanjo a sequência inicial protagonizando Mulher Aranha (a Aranha Fantasma para a minha filha), o Homem Aranha 2099 e a Mulher Aranha (Jessica Drew) foi emocionante. Chocante até.

Miguel e Jess não são exatamente os mesmos personagens que estou acostumado a ver no gibi, mas os reconheço bem. Ben Reily tá igualzinho, é aquilo lá mesmo, independente da roupa tenho um asco terrível pelo personagem. Até quando gostava do Aranha Escarlate eu não gostava do Reily. Dito isto posso confirmar que era um gosto extremamente duvidoso.

O Aranha Punk é uma surpresa para mim, tanto com seu tempo e importância na história como visualmente falando. Sua representação é tão chocante e poderosa que não duvido que em breve o vejamos em alguma animação própria.

O que realmente não gostei foi a participação de atores reais no meio da animação. Enquanto Donald Glover não cansa de ser ótimo as cenas dos filmes do Homem Aranha antigos foram forçadas demais no meio da narrativa. Ficou pouco orgânico… Apesar de fazer sentido se a ideia era conectar tudo ao filme Homem Aranha Sem Volta para Casa.

Me pergunto se Homem Aranha Através do Aranhaverso faz parte da fase 4 do MCU. Temos o multiverso, a árvore mostrando as linhas do tempo idêntica a que vemos em Loki… Mas estou feliz de não ver Kang depois do que vi em Quantumania.

Linhas do tempo do Universo Marvel - MCU - Blog Farofeiros

A lição do filme é muito mais complexa do que apesar o bem contra o mal. Vemos ali que as tragédias do mundo podem nos definir, como definiu tantos homens e mulheres aranhas, mas a lição que você leva delas é o que realmente importa. Não podemos voltar no tempo, ir para outras realidades ou escalar paredes, mas podemos assistir Miles Morales tentando fazer o que é certo.

Quer dizer, pelo menos um Miles Morales está tentando fazer o que é certo.

Homem Aranha Através do Aranhaverso continuará em Homem Aranha Além do Aranhaverso, que será lançado dia 28 de Março de 2024.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.