Categorias
Colunas

Como sobreviver num mundo pós-apocalíptico #2

Habilidades sociais são obrigatórias para se sobreviver num mundo pós-apocalíptico.

Como aprendemos com The Walking Dead (e The Last of Us), o que mais mata num mundo pós-apocalíptico não são os zumbis, são os outros humanos numa aberta guerra de todos contra todos, bellum omnium contra omnes, como disse Hobbes.

Nesse sentido, a competição por recursos pode levar ao surgimento de comportamentos egoístas e a uma mentalidade de “cada um por si”. A necessidade de encontrar comida, água, abrigo e proteção pode levar as pessoas a tomar decisões extremas e agir de maneiras que, em circunstâncias normais, seriam consideradas moralmente questionáveis. Além disso, as pessoas podem ser levadas a fazer sacrifícios pessoais para garantir sua própria sobrevivência ou de seus grupos. Onde a luta pela sobrevivência é intensa e os recursos são escassos, há uma suspensão dos valores tradicionais que regem aquela sociedade e uma nova ética estabelece-se.

Aqui estão algumas habilidades sociais importantes que podem bem ser úteis contexto assim:

Comunicação efetiva

Ser capaz de transmitir suas ideias com clareza e concisão é como ser o mestre do teleprompter em um programa de notícias de zumbis. Fale com confiança e evite aquelas gafes constrangedoras que podem levar a mal-entendidos dignos de uma comédia ruim do Adam Sandler, ou seja, qualquer uma delas…

Negociação e resolução de conflitos

Ser um mestre da negociação é como ser um diplomata em um mundo cheio de humanos ávidos por recursos escassos. Encontre soluções pacíficas que deixariam até mesmo a Monja Cohen orgulhosa e, sobretudo, evite conflitos desnecessários.

Como sobreviver num mundo pós-apocalíptico - Parte 2 - Bill Murray zumbi - Blog Farofeiros

Empatia e colaboração

Ser capaz de entender as emoções dos outros é fundamental, colaborar na construção de um ambiente mais seguro e saudável também. Use seus poderes de conexão para criar laços fortes com outros sobreviventes e formar uma equipe capaz de enfrentar as adversidades entre amigos como se fossem uma boy band incrível, ou o Hanson.

Liderança e persuasão

Ser um líder é como ser o capitão de um navio em águas tempestuosas. Mostre seu carisma e habilidades de persuasão para motivar os sobreviventes e garantir que eles sigam sua liderança como se estivessem em um comercial inspirador de coach de negócios.

Como sobreviver num mundo pós-apocalíptico - Parte 2 - Bill Murray zumbi - Blog Farofeiros

Resiliência emocional

Viver em um mundo pós-apocalíptico é como estar em um jogo de sobrevivência extrema. Tenha a capacidade de lidar com o estresse e manter-se equilibrado emocionalmente, como se fosse uma espécie de mestre Myagi em um spa de luxo… bem, sem o luxo, e o spa…

Adaptabilidade

Se tem uma coisa que o mundo pós-apocalíptico nos ensina é que a vida é cheia de surpresas. Seja como um camaleão como o David Bowie, seja mais flexível que um acrobata do Cirque du Soleil.

Conhecimento de sobrevivência

Ter conhecimentos práticos de sobrevivência, como caça, coleta de alimentos, construção de abrigos, primeiros socorros, pode ser essencial num ambiente ambiental e socialmente hostil. Seja o McGyver da Zumbilândia, mas deixe o Bill Murray vivo, se possível.

Como sobreviver num mundo pós-apocalíptico - Parte 2 - Bill Murray zumbi - Blog Farofeiros

Escuta ativa

É a habilidade de prestar atenção ao que o outro está dizendo, demonstrar interesse e compreensão, e dar feedbacks adequados. Desligue o seu Bose com cancelamento ativo de ruído (ANC) mental.

Assertividade

É a capacidade de expressar os próprios direitos, opiniões e sentimentos de forma honesta e respeitosa, sem agredir ou se submeter aos outros. Seja o Lúcifer Morningstar do Bem.

Como sobreviver num mundo pós-apocalíptico - Parte 2 - Bill Murray zumbi - Blog Farofeiros

Respeito à diversidade

É a capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas, como cultura, gênero, orientação sexual, religião, etc., e evitar preconceitos e discriminações. Valorize as diferenças entre as pessoas, porque, no final das contas, a mistura de sabores é o que torna o mundo mais interessante, mesmo que o mundo mais caótico que o enredo de Dark no momento.

Humor

É a capacidade de usar o riso e o bom humor para aliviar o estresse, criar empatia e melhorar o clima social. Saiba rir de si mesmo para sobreviver num mundo pós-apocalíptico: que este texto seja uma bosta, você sempre pode achar algo útil aqui.

Por Alessandro F. Rodrigues

William Foster cosplaying Ferris Bueller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.