Categorias
Séries

Arquivo X: o revival não reviveu

Como todo mundo fiquei muito animado com a reunião que iria rolar da série Arquivo X: os mesmos personagens, os mesmo atores, altas encrencas conspiratórias com governos e alienígenas… o que eu não contava é que o mundo atual fosse estragar o encanto da série.

Nunca fui grande fã da série… aliás, naquela época nem dava para ser muito fã pois TV a cabo era algo terrível e bem… a internet só engatinhava rumo aos torrents de hoje. Estava então refém aos horários absurdos e à programação da TV aberta da década de 90 que tivesse a boa vontade de exibir uma série de ficção científica cheia de teorias de conspiração em um horário que minha mãe permitisse assistir, assistir escondido era uma tarefa árdua. Em 1993 não tínhamos muita opção né…

Com a notícia do revival eu e minha esposa até pensamos em fazer uma maratona com as temporadas antigas e os filmes, mas aí lembramos que os filmes não nos agradaram muito e que a série tinha pontos altos e alguns muito baixos. Munidos de nossas memórias emocionais fomos felizes ver o que Fox e Scully fizeram durante esse hiato.

Inicialmente gostei, a produção está mil vezes melhor que a série original, temos bastante CGI, vemos que o dinheiro foi farto para tornar tudo o mais convincente possível. Para quem era fã assíduo da série acredito que eles tenho trazido a atmosfera para a atualidade de forma bem satisfatória mas, convenhamos… Fox Mulder com todo o poder da internet nas mãos não entraria de férias do jeito que entrou com o fechamento do Arquivo X.

Arquivo X: o revival não reviveu

Logo de cara me incomoda que a história queira mostrar que a verdade não está lá fora, mas sim no próprio quintal… tonam tudo real… você se lembra do disco voador gigantesco que apareceu em um dos filmes? Pois é, foi uma baita comoção recheada de mistérios… aqui não, só faltaram chamar Mulder para dar uma voltinha. Isso me deixou bem puto, mostrar a verdade mas não mostrar… expandiram o universo e encolheram imediatamente.

Sei que a série é um absurdo redundante, sei que a parte de ficção adora chutar a bunda da parte científica, mas estamos em um mundo que tivemos que engolir que todos em LOST estavam mortos, estamos em um mundo que o final de House o melhor amigo dele morre, estamos em um mundo que precisa de nova ideias, é legal manter o espírito da série mas deve-se lembrar que não estamos mais na década de 90. Nisso a série falhou miseravelmente. Até uma nova dupla que poderia substituir os originais é apresentada, talvez mais preparada para uma nova audiência mas nada é confirmado… aliás, esta décima temporada acabou como a nona e nem sabemos se haverá uma nova.

Mas relaxe, sempre teremos o homem lagarto que foi mordido por um homem e durante um período ganhou a aparência humana e o desejo incontrolável de arrumar um emprego ruim e o Mulder doidão de cogumelos. É sério. Acho que errei em esperar algo demasiadamente bom desse revival de Arquivo X.

Assisti tudo mas não me empolguei, eu achava que a verdade estava lá fora, agora eu não quero nem saber o que o Mulder faria se entrasse na deepweb.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

4 respostas em “Arquivo X: o revival não reviveu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.