O que é o Stadia - Stadia Controller - Capa - Blog Farofeiros

O que é o Stadia?

Written by | Games

O que é o Stadia e o que promete o serviço de streaming de games do Google

Definir o que é o Stadia é fácil. Sem brincadeira. Serviços de streaming são conhecidos hoje por filmes e séries, como Netflix e Amazon Prime Video. Streaming para games é um pouco mais complicado mas a ideia é a mesma.

A NVidia está testando o GeForce NOW já faz um tempo, o Utomik cresce mas sua carteira de jogos é pobre. Aparentemente o futuro dos consoles e PC Gamers chegou e o hardware ficou menos importante.

Todos esses serviços prometem uma central de processamento de dados gigantesca e pronta para rodar seus jogos. Você não precisaria nem instalar o jogo, você jogaria do seu PC velho como se estivesse jogando do PC novo. Ou do console, mas no celular.

A ideia é simples mas revolucionária. Não é magia, é pura tecnologia que pode matar o mercado de consoles e até os de placas de vídeo para PC… Ou alterá-los para sempre.

A Microsoft já avisou que não vai deixar barato na E3 2019.

O que o Stadia pode fazer?

Se ficou claro o que é o Stadia agora precisamos conversar sobre o que ele pode fazer.

A apresentação do Google foi suntuosa obviamente mas não me surpreendeu. Uma empresa que trabalha dados como o Google trabalha não arriscaria se colocar em um mercado de hardware de games, por exemplo. E loja de jogos para PC também nunca me pareceu uma boa ideia para uma empresa do tamanho do Google.

Com um controle o usuário poderá continuar jogatina em qualquer tela. Seja a TV da sala, seja a tela do celular no banheiro. Não há limites para onde você poderá se divertir com seu game favorito.

O controle é ligado diretamente à internet via Wi Fi direto ao datacenter do Google.

A potência de uma “conta” no Stadia assusta. Segundo o Google o serviço tem um poder de processamento superior ao do PS4 e ao do Xbox One juntos.

O que é o Stadia - Stadia Controller - Blog Farofeiros

A capacidade de compartilhamento também surpreende, criadores de conteúdo gamer assim como seus fãs serão extremamente beneficiados com o serviço. Sejam fotos ou vídeos o YouTube é o grande aliado do Stadia. O State Sharing que permite você criar um link do seu jogo e enviar para seus amigos acessarem naquele ponto exato parece coisa de outro mundo.

Além disso existe um assistente de ajuda que identifica sua dificuldade do jogo e te exibe o que precisa ser feito. Sem deslogar do jogo e na mesma tela.

Quais os games do Stadia?

O que é o Stadia - Várias Telas - Blog Farofeiros

Diversos desenvolvedores foram procurados para descobrir o que é o Stadia. Unreal Engine, Unity, Havok, Ubisoft e id Software foram as mencionadas. Infelizmente isso é pouco, muito pouco.

Para uma plataforma do Google esperava que muito mais desenvolvedores embarcassem nessa novidade. Mostrar Assassin’s Creed Odyssey foi interessante mas não irei pagar um serviço por conta de um jogo que buga o tempo todo da Ubisoft.

Para um anuncio desse tamanho outros nomes e outros games precisavam ser mostrados. No momento os games que o Google diz que estarão no Stadia nem apareceram na apresentação de Power Point (TM Garydekarai).

A plataforma também terá um estúdio próprio para produzir games exclusivos.

O Stadia vem para o Brasil?

O que é o Stadia - Konami Code - Blog Farofeiros

A falta de influenciadores e até da mídia especializada brasileira durante o evento do Google mostrando o que é o Stadia não é por acaso.

No momento não há planos para lançar o serviço no Brasil. Ainda em 2019 Europa, EUA, Canadá e Reino Unido receberão o serviço. Não há previsão para o resto do mundo mas nós brasileiros devemos ficar preocupados.

O primeiro fator sempre é a questão dos impostos que afastam todo produtor de qualquer área de tecnologia do país. E em segundo lugar, mas talvez o principal problema, temos que falar da qualidade da nossa conexão.

Para um serviço de streaming funcionar corretamente a conexão precisa ser veloz e estável. Onde no Brasil existe isso? Não importa a operadora, todo mundo tem uma história de descaso, lentidão, queda no serviço e péssima prestação de serviço da maioria das operadoras brasileiras.

Francis já tem um PS4
Francis jogará seu videogame no lixo?

Mesmo o Google colocando que seria necessário apenas uma conexão de 25 megabits para um game rodar em 1080p e 60 fps. Sabemos bem que não é dessa forma que a conexão nossa prestadora sempre falha. Mas isto contanto apenas com a taxa de download… Se levarmos em consideração a taxa de upload (envio de dados) a coisa deve feder mais ainda Já que aqui no Brasil upload é sinônimo de piada.

Ainda assim o serviço poderá rodar em configurações mais simplórias, de acordo com a conexão.

O que adianta saber o que é o Stadia e do que ele é capaz se minha internet não consegue usar toda essa tecnologia? Se jogos online, sem streaming, já há lag imagine rodando no servidor do Google?

Blanka do Brasil
Será que terá Street Fighter II para Stadia?

Para jogos single player o serviço pode até funcionar, mas um multiplayer me parece inviável na maior parte de mundo.

Será que nos demos mal?

No mais não há preços para termos referência do que esperar. Tanto o serviço como o controle (obrigatório?) não deverão ser baratos. Mas Chromecast você vai precisar ter para jogar na sala.

Compartilhe

Last modified: 21 de março de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.