O que acontece quando sua coleção pega fogo

O que acontece quando sua coleção pega fogo?

Escrito por | Vivo Quebrado

Perguntar para um colecionador o que acontece quando sua coleção pega fogo é a mesma coisa que colocar veneno em sua água. A pressão se eleva, as mãos transpiram e uma necessidade incontrolável de colocar um balde de água do lado dos colecionáveis.

É notório que boa parte da composição química de seus colecionáveis é inflamável ou altamente inflamável, então quando se perguntar o que acontece quando sua coleção pega fogo a resposta é simples e direta: chore. Chore muito e em posição fecal pois em caso de chamas dificilmente algo será recuperável.

Seguro adianta? Adianta, mas alguns itens a segurado pode simplesmente se negar a cobrir em uma apólice específica da coleção por se tratar de um item raro de mercado, não estamos falando de obras de arte, apenas de bonequinhos caros.

Entrei em contato com duas seguradores que tenho contato e os dois funcionários que me atenderam riram de minha pergunta se o seguro cobriria os bonequinhos. O seguro residencial padrão do mercado não engloba itens de plástico, de arte ou raros, apenas alguns eletrônicos. A causa do incêndio também pode afetar o seguro por se tratar de objetos inflamáveis armazenados em sua maioria em ambientes tão inflamáveis quanto eles. 

O que acontece quando sua coleção pega fogo

Colocar algo de plástico em um armário de madeira pode proteger contra a poeira, mas apenas isso. 

Cada seguradora tem uma política e você irá depender muito da boa vontade do corretor em lhe atender para cobrir bonequinhos, se você convence-lo de que são obras de arte você poderá solicitar algo como o AXA Art que a Sul América tem parceria no Brasil. O seguro dá proteção imediata para objetos recém adquiridos, cobre mais de um local e não tem franquia obrigatória. Sim, a apólice será cara. A empresa Tokio Marine também possui um produto parecido mas não consegui maiores detalhes. 

Leia mais sobre colecionismo no Vivo Quebrado

Esse tipo de seguro sai caro por ser considerado um produto do mercado de luxo, literalmente para ricos. Outro fator importante que afeta o ramo do seguros de obras de arte é a falta de confiança que o mercado tem em boa parte das pessoas que precisam do produto; falsificações, golpes e outras falcatruas são bem comuns nesta área.

O que acontece quando sua coleção pega fogo

Pessoalmente acredito que não há muito o que fazer, possuo um seguro residencial e guardo em um mesmo ambiente diversos tipos de coleções, todas elas altamente inflamáveis. Cuida da segurança da parte elétrica e hidráulica além de possuir um seguro residencial básico.

Fora isso você só pode rezar para Odin mesmo para que o Flash possa salvar a sua coleção ou voltar no tempo antes de tudo pegar fogo.

Imagens deste artigo é o que acontece quando sua coleção pega fogo e foram colhidas da internet, não tenho os créditos para dar mas senti na alma a dor de ver tudo carbonizado.

O que acontece quando sua coleção pega fogoO que acontece quando sua coleção pega fogoO que acontece quando sua coleção pega fogoO que acontece quando sua coleção pega fogo

Última alteração: 5/5/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *