Categorias
Quadrinhos

Franklin Richards não é mais mutante

Franklin Richards não é mais mutante e não gostei da ideia de Dan Slott (para variar).

Krakoa e seus cidadãos estão cada vez com mais problemas, mas dessa vez a culpa é toda do escritor Dan Slott. Como aparece bem grande ali em cima diz agora foi mostrado que Franklin Richards não é mais mutante, ou nunca foi… E isso é editorialmente estranho.

A seguir você verá mais spoilers (além do título, desculpa).

Recentemente em um crossover de X-Men e Quarteto Fantástico se procurou uma maneira desesperada de fazer Franklin retomar seus poderes. Porém, em Fantastic Four #26, de Novembro de 2020, precisou apenas de uma página para se desfazer a trama que colocava um dos seres mais poderosos do Universo Marvel como mutante.

Podemos chamar isso de mutantwashing? A maneira como a editora resolveu aniquilar a narrativa foi assustadora para mim. Dentro dos quadrinhos até pode fazer sentido: em algum momento Franklin Richards se imaginou diferente dos outros e isso o tornou diferente, mas não um mutante. Engraçado que até algumas semanas atrás todo mundo, seu pai Reed Richards, Professor Xavier, Doutor Destino e Fera tinham uma opinião bem diferente quanto a isso.

Franklin Richards não é mais mutante - Quarteto Fantástico - Blog Farofeiros

Não posso reclamar muito do trabalho de Dan Slott. Sua permanência em Homem Aranha foi bem tumultuada mas foi o arco do Homem Aranha Superior que me fez voltar a ler histórias do cabeça de teia e sua turma. Tenho que lembrar que ele também não escreve para mim, um brasileiro bem perto da meia idade que lê gibis em inglês… Mas uma coisa é certa, se essa alteração foi feita dessa forma é por que tem um motivo, e a causa pode até não ser o escritor.

Afinal sabemos que os mutantes de Krakoa são bem reservados (hehe) e que provavelmente um mutante com o poder de criar realidades seria um problema para o argumento de Jonathan Hickman. Não sei, difícil especular pois os motivos podem ser diversos. A lista de mutantes ômega ficou com um nome a menos apenas – e ele era aliado dos humanos.

Franklin Richards não é mais mutante mas o que me irritou mesmo foi o cabelo dele ter sido pintado de preto.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.