Categorias
Pensamento

Lucro

Farofeiros, farofeires e farofeiras, esta semana que passou foi importante por vários aspectos de minha deslumbrante e invejada vida mortal enquanto ser superior de uma superioridade muito superior à superioridade mortal. Diversos assuntos foram resolvido e outros foram enrolados, mas o importante é que aprendi o real sentido da sociedade ocidental: lucro.

Quando você viaja, você não quer descansar, você procura o lucro, quando você estuda você não quer saber mais, você quer um emprego que lhe dê lucro. Quando você trabalha, produzindo ou revendendo, você quer lucro. Pelos padrões de nossa sociedade para se ter sucesso é preciso que dê lucro, patrocinando a corrupção e a qualidade de qualquer coisa ou pensamento que surja, simplesmente pelo motivo da bufunfa da boa.

Mas imaginemos então um mundo sem lucro, sem dinheiro, você conseguiria viver em um mundo desses? Imagine-se com um carro de alta tecnologia na sua garagem, produtos sem prazo de garantia, tudo cedido pela sociedade para que você possa aproveitar o que a tecnologia pode lhe servir enquanto você escreve um romance ou ajuda na parte técnica no desenvolvimento de um sistema de refrigeração mais eficiente. Sem prazos, sem orçamentos. Fazer sem procurar o lucro. Fazer pelo bem da humanidade.

Todos devemos e podemos ter o que quisermos, mas sem a propaganda para gerar tal desejo e a tecnologia lhe fornecendo tudo o que você quer e precisa é uma ideia tão ruim assim? Viver a custa do trabalho escravo de chineses e de corrupção internacional é bom para você? É burrice o pensamento que existem divisões de fronteiras, a natureza e o nosso planeta é um só organismo, e se esse organismo luta contra ele mesmo estaremos fadados a sofrer diversos apocalipse bíblicos seguidos, mesmo que você não seja dessa religião.

Isso não é um pensamento hippie, é um pensamento avançado, afinal se eliminarmos o dinheiro não haveria assaltos, não veríamos corrupção e não precisaríamos pegar horas de trânsito para trabalhar feito um camelo por uma miséria de dinheiro por mês sendo que apenas 1% da população mundial domina 40% das riquezas do nosso planeta. E por falar em planeta, o crescimento desordenado e a exploração abusiva dos recursos naturais estão amplamente ligados ao lucro a qualquer custo. A natureza não vai suportar esse estilo de vida extrativista por muito tempo. Será mesmo que você quer viver em um planeta com recursos naturais esgotados, como a água nos reservatórios da grande São Paulo? Será mesmo que você prefere ter um iPhone novo do que um copo de água pura?

O mundo com dinheiro existe desde muito antes de você aprender a limpar a própria bunda, mas a tecnologia e fatores como religião e guerras impedem que pensamentos como este vinguem, porém agora temos a ciência e a tecnologia para sustentar tal sociedade. Não, não acho que seria tudo perfeito, mas seria bem melhor do que é hoje.

Pensamento do Dia

O futuro em breve será algo do passado.

George Carlin

E para entender mais do que estou falando informe-se sobre o Projeto Venus e sobre o Movimento Zeitgeist.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

12 respostas em “Lucro”

[…] e mostra a ganância do povo deixando tudo em chamas. Todos somos criados e educados buscando o lucro, mas quando essa busca se torna uma procura do dinheiro à qualquer custo pode se tornar algo […]

[…] Considerado um inimigo do neocapitalismo por considerar que a melhor arma contra o neoliberalismo é a meditação ininterrupta. Onde a meditação seria uma metáfora para a união dos trabalhadores. O medo de um governo corrupto controlado por megacorporações tiranas levou a uma mancha enorme de neoliberalismo patológico. Isto acabaria por desmanchar os mecanismos do acúmulo de capital ou hipercapitalismo. […]

[…] estudei quando era mais jovem como uma propaganda que tenta louvar esforços para sempre obter mais lucros de mão de obra barata. Não que seja diferente em nossa sociedade hoje em dia, mas hoje tenho […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.