Categorias
Quadrinhos

Dick Grayson é o melhor Robin?

Você acha que Dick Grayson é o melhor Robin?

Dick Grayson, o Asa Noturna, tem um rica história nos quadrinhos da DC Comics. Elevado ao status de lenda já ocupou o posto de Batman por um bom tempo e o mais velho dos filhos adotivos de Bruce Wayne é visto como uma reserva moral pela Bat Família. Com tanto a seu favor é fácil considerarmos que Dick Grayson é o melhor Robin.

Em 2022 o Asa Noturna começou uma nova série mensal escrita por Tom Taylor que enaltece ainda mais o humanismo de Dick diante de tantas adversidades – comuns nos universos do super-heróis. Vemos uma relação bem próxima do personagem com o novo Superman, Jonathan Kent (o filho de Kal El), e que vai muito além da parceria de Batman e Superman.

Asa Noturna - Blog Farofeiros

É muito claro desde o início que Dick sabe lidar com pessoas, diferente do homem vestido de morcego. Mostrando uma humanidade que é quase invisível em vigilantes da violenta Gotham City.

Em forma de piada já respondemos quem é o melhor Robin, mas sabemos que é inegável o quanto Dick é um dos grandes nomes da DC Comics desde sua criação em 1940.

A seguir mostramos os motivos para crer que Dick Grayson é o melhor Robin da atualidade… E como mencionamos muitos fatores atuais da história do personagem pode surgir alguns spoilers.

Motivos que provam que Dick Grayson é o melhor Robin.

Dick ser o melhor Robin não é surpresa para quem ainda acompanha suas aventuras como Asa Noturna. Apesar da bagunça cronológica e de um arco equivocado que o chamou de Ric Grayson (sic) o gibi tem histórias muito boas, as mais recentes principalmente.

A série escrita desde Março de 2021 por Tom Taylor (Injustice e Superman – Son of Kal El) está concorrendo no momento à cinco prêmios Eisner Awards de 2022. Melhor série continua, melhor título único ou one shot (Nightwing #87), melhor letrista para Wes Abbot, melhor desenhista/ante-finalista e melhor capa para Bruno Redondo.

A atual equipe criativa tem dado um ar jovial e moderno ao personagem, de uma maneira que não víamos já faz um tempo. Obviamente o visual deslumbrante ajuda na narrativa, os layouts de página e a arte no geral são um dos trabalhos mais bonitos da DC Comics na atualidade.

Outro fator importante na vida de Dick é que neste momento ele está em um relacionamento bem sério com Bárbara Gordon, a Batgirl que finalmente voltou à ativa. Aliás, esta encarnação de Bárbara é mais um dos pontos altos da série.

Ambos já são “pais” da Bitewing (Asa Cachurna?) a cachorrinha de estimação que não tem uma das patas dianteiras. E isso não impede do cachorrinho acompanhar o herói em algumas aventuras.

Sabe aquela história de um parente que você nunca viu aparecer do nada? Pois é, também aconteceu com Dick. Melinda Zucco – que acreditava-se ser a filha do assassino dos pais do herói – é na verdade meia irmã por parte de pai do herói. Parece que nem o pai dele sabia da existência de Melinda.

Dick também se tornou um bilionário, herança de Alfred que deixou para o primeiro filho adotivo de Bruce uma grande quantia de ações (que teriam sido deixados por Martha e Thomas). Diferente de Batman, que usa seu dinheiro para bater nos outros, usando o dinheiro para ajudar os pobres, tentando eliminar as raízes da violência.

As participações especiais também são frequentes, os Titãs sempre estão em peso, e Superman (Jon Kent) está ali literalmente o tempo todo. É bom ver estes rostos familiares ajudando sempre que é preciso.

Em Nightwing #82 a equipe criativa ainda prestou uma bela homenagem à George Pérez e Marv Wolfman. Para quem é fã de quadrinhos essa arte vale ouro.

Bárbara Gordon e Dick Grayson encontram George Perez e Marv Wolfman - Blog Farofeiros

Asa Noturna não é mais Robin há muitos anos e mesmo assim continua o melhor.

Aqui você pode comprar o Asa Noturna Vol. 1, edição nacional por R$ 39,90 em capa comum ou Nightwing Vol.1: Leaping Into the Light, edição norte americana por R$ 111,69 em capa dura.

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.