Categorias
Quadrinhos

Capitão América gay?

Sim, teremos um Capitão América gay nos quadrinhos da Marvel Comics.

Esse é o tipo de notícia que já imaginei, mas nunca pensei que um dia a Marvel Comics faria algo parecido. Quando vi a capa, antes de ler do que se tratava, fiquei preocupado da editora dar espaço à um supremacista branco (de novo). Mas fui surpreendido novamente, pois este não é qualquer herói bandeiroso, o Capitão América gay luta pelos direitos dos LGBTQ+ e ainda ajudará os sem teto nos EUA.

Atualizar o personagem criado em 1941 é preciso, afinal o mundo mudou, diversidades precisam ser protegidas mais do que nunca. Para comemorar os oitenta anos do personagem a editora de quadrinhos resolveu atualizar mesmo o mito. United States of Captain America #1 mostrará Sam Wilson (Falcão), Bucky Barnes (Soldado Invernal), John Walker (Agente Americano) e o próprio Steve Rogers em busca do escudo perdido do Capitão América. Nessa jornada os quatro encontrarão outros capitães américas que usam o escudo como símbolo de luta contra a opressão em suas comunidades.

Capitão América gay - United States of Captain America - Blog Farofeiros

Serão cinco edições mostrando os Estados Unidos do Capitão América e, na primeira edição, temos o Capitão América gay Aaron Fischer, criado pelo escritor Joshua Trujillo e a artista Jan Bazaldua. Definido como “o Capitão América das estradas de ferro” por defender pessoas marginalizadas pela sociedade… Tipo o Padre Julio Lancelote pelo visto, mas com um “A” na testa e sem dar pancadas nos outros.

Um Capitão América que defende fugitivos, sem tetos e é um dos símbolos da editora durante o Pride Month (Mês do Orgulho) dando destaque à este herói LGBTQ+.

Apesar da temática envolvendo os quatro personagens que já usaram o escudo e o nome Capitão América ser meio batida confesso que Aaron Fischer é uma surpresa e tanto. Quem diria que o Capitão América precisaria sair em defesa de tanta gente oprimida – até nos EUA – nesse futuro nebuloso que a gente vive?

Podemos dizer que esse Capitão América está mais para Boulos do que para Trump, e isso é ótimo! Será que a gente podia ter uma versão brasileira real, aqui e agora? É pedir demais?

O United States of Captain America #1 será lançado dia 2 de Junho de 2021 nos EUA.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Uma resposta em “Capitão América gay?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.