Categorias
Séries

Séries não-americanas: Cangaço Novo

Na segunda parada da nossa viagem pela televisão não-americana (ou estadounidense, como dizem os jovens), chegamos a Pindorama. Mais especificamente ao Nordeste brasileiro com Cangaço Novo.

Cangaço Novo, ou o verdadeiro faroeste caboclo

“Cangaço Novo” é uma série de suspense e ação, um original da Amazon Prime Video. Ambientada no sertão cearense, a série conta a saga de Ubaldo, um pacato bancário paulista que não lembra da sua infância, ex-militar, que volta à sua terra natal após herdar uma fazenda. Lá, ele reencontra suas duas irmãs e junta-se a um bando de cangaceiros modernos que assalta bancos e enfrenta políticos corruptos.

Cangaço Novo - Prime Video - BLOG FAROFEIROS

“Faroeste brasileiro”

A descrição é frequentemente usada para descrever filmes ou histórias que se assemelham ao gênero de faroeste, mas se passam no contexto do Brasil. Embora o Brasil não tenha uma história de faroeste como o Velho Oeste dos Estados Unidos, alguns filmes brasileiros retrataram cenários de interior, conflitos e elementos típicos do faroeste. Um exemplo notável é o filme “O Cangaceiro” (1953), que aborda temas de bandidos do sertão nordestino.

Embora “Cangaço Novo” não seja um faroeste tradicional, ele incorpora elementos do gênero para contar uma história profundamente brasileira. A série utiliza esses elementos de maneira única para explorar temas de vingança, honra e tradição em um contexto rural e árido, criando uma experiência televisiva cativante. A relação com o faroeste está presente em vários aspectos da série.

Assim como muitos Westerns ocorrem em cenários desérticos e rurais, como a Califórnia da Corrida do Ouro e o Novo México. “Cangaço Novo” se desenrola em um ambiente semelhante: no sertão nordestino. Além disso, relações de família que remontam a eventos do passado, como vinganças e conflitos por terra, são uma características comuns nos faroestes.

Cangaço Novo - Prime Video - BLOG FAROFEIROS

Base histórica

A trama é inspirada livremente na história real de Valdetário Carneiro, considerado o precursor do novo cangaço, que envolvia assaltos cinematográficos por quadrilhas armadas nas décadas de 1990 e 2000. Os personagens Ubaldo Vaqueiro e seu pai, Amaro, são ligeiramente baseados em Valdetário. Ele realizou numerosos assaltos a bancos, enfrentou acusações e prisões, mas também ganhou reconhecimento popular como um justiceiro, como eram os clássicos cangaceiros, como Lampião.

Cangaço Novo - Prime Video - BLOG FAROFEIROS

Enredo

É uma mistura intrigante de um “bom rapaz”, forçado pela necessidade de cobrir as despesas médicas de seu pai adotivo doente, com uma família criminosa notória, a sua própria. Ubaldo, que volta à sua cidade natal após a morte de seu pai biológico, se vê envolvido com a gangue liderada por sua irmã Dinorá. Em meio a tiroteios, perseguições e traições, Ubaldo terá que escolher entre sua vida tranquila na cidade ou o legado de sua família no cangaço.

Apesar de ser inspirada em fatos reais, não tem tom bibliográfico. Nem poderia, já que é ficção mesmo. É muito eficaz na na adaptação de figuras e eventos históricos e na criação dos elemento ficcionais que conduzem a estrutura narrativa. A estória prende, enfim.

Há uma interessante dinâmica de disputa fraterna. Além de sangue e laços de família, fala de amizade, lealdade e redenção. A série explora as nuances das personagens, nada maniqueístas, e suas relações com o crime. Tem em Dinorá uma vilã formidável.

Cangaço Novo - Prime Video - BLOG FAROFEIROS

Sucesso internacional

New Bandits“, como é chamada a produção nos mercados internacionais, está surpreendendo com seu sucesso mundial, especialmente na África, ocupando o primeiro lugar do Prime Video em cinco países além do Brasil: Argélia, Angola, Benim, Burkina Faso e Moçambique, de acordo com dados do site FlixPatrol. A série também está em destaque no top 10 na Costa do Marfim, no Mali, no Congo e no Quênia.

Além disso, já conquistou o top 10 em 49 países ao redor do mundo, incluindo Canadá, Paraguai, Emirados Árabes e Papua-Nova Guiné. A série também está recebendo uma resposta positiva em Portugal, onde é a quarta série mais vista na plataforma de streaming.

É a primeira série de televisão a ser exibida no Festival Internacional de Cinema de Gramado.

Produção e casting

A locação principal é em Cabaceiras, no Cariri paraibano, que dá vida à fictícia cidade de Cratará. A produção tem oito episódios de cerca de cinquenta minutos cada na primeira temporada. Uma segunda temporada ainda está por ser anunciada.

A produtora é a O2 Filmes, com direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça e roteiro de Fernando Garrido, Mariana Bardan, Eduardo Melo, Erez Milgrom e Viviane Pistache.

O elenco conta com Allan Souza Lima como Ubaldo, Alice Carvalho como Dinorá, e Thainá Duarte como Dilvânia.

Você pode assistir Cangaço Novo no Prime Video.


E se gostou dessa dica é possível que você curta A Casa das Flores também!

Por Alessandro F. Rodrigues

William Foster cosplaying Ferris Bueller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.