Categorias
Séries

O que é Tokusatsu

Tokusatsu é o nome japonês que é dado a todas as séries do tipo live-action, com atores interpretando.

Você deve saber do que estou falando… em um determinado momento de sua infância você já deve ter ouvido falar de Jaspion, Changeman e entre outras séries exibida na extinta TV Manchete, ou até mesmo em outras emissoras.

Os mais velhos ainda recordam de séries mais clássicas, como Ultraman e Spectreman.

O tokusatsu pode ser dividido em vários gêneros. Aqui dou exemplos dos que já foram exibidos no Brasil.

METAL HERO

Tokusatsu - Jaspion

Séries com Jaspion, Shaider, Sharivam, Gabam, Jiraiya, Jiban, Metalder, Spilvam (Jaspion 2 – nome dado no Brasil), Geralmente a série tem o mesmo nome do personagem principal.

SUPER SENTAI

Tokusatsu - Changeman

Changeman, Flashman, Maskman, GogleFive. Geralmente os personagens principais são composto de 5 integrantes que compõem um grupo que luta contra o mal. Não utilizam armaduras, mas sim uma vestimenta onde cada integrante é de uma com, podendo variar em vermelho (geralmente o líder), verde, azul, preto, amarelo, branco e rosa. Quando um monstro é derrotado sempre aparece um segundo que dispara um raio que o transforma em um mostro gigante e toda vez nossos heróis com suas supermáquinas constroem um robô do mesmo tamanho para destruir de vez o inimigo.

OUTROS TOKUSATSU

Mas existem outras series que não se encaixam em nenhuma das descrita acima, é o caso de Kamen Rider (heróis que lembram gafanhotos, como Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX,…) e Ultraman (heróis gigantes que enfrentavam monstros espaciais, conhecidos no Brasil como Ultraman, Ultra Seven,…) que carregam no titulo da série quase sempre o mesmo nome.

A palavra tokusatsu provém do termo “Tokushu Kouka Satsuei” que significa “filme de efeitos especiais”, ou seja, ela é na realidade uma abreviatura. Com o tempo, acabou virando simplesmente sinônimo de efeitos especiais. É totalmente associado aos monstros do cinema e heróis de seriados live-action, mas, no Japão, existem muitos filmes de ficção, terror e aventura que se enquadram no gênero tokusatsu sem que apareçam os tradicionais monstros de borracha e heróis uniformizados.

Power Rangers é Tokusatsu? Power Rangers não pode ser considerado uma série de Tokusatsu.

Para quem não sabe, o seriado americano trata-se de uma produção que utiliza cenas de séries Super Sentai como heróis transformados e efeitos especiais e, trocam as cenas com atores japoneses por atores americanos, o que diminui muitos os gastos da série. A primeira série utilizada pelos americanos foi Zyuranger, de 1992 que foi a primeira temporada de Power Rangers.

Se essa não é sua praia talvez ler O Fabuloso Maurício e seus Ratos Letrados lhe satisfaça.

Por Web Monster

Monstro da internet que quando consegue uma conexão segura aparece. Ou não.