Star Wars - The Last Jedi

Star Wars: O Último Jedi… é o Luke Skywalker?

Escrito por | Artigos, Filmes


Ontem foi anunciado que o título do oitavo episódio de Star Wars se chamará The Last Jedi em inglês… isso nos trás diversas possibilidades, do jeito que a gente gosta. O título pode remeter muitas coisas, um dos pontos interessantes é que este é o mesmo nome de um livro da série Legends (fora do cânone oficial), inexpressivo e localizado após A Vingança dos Sith, mas um título reutilizado.

Perdido na tradução

Luke é chamado diversas vezes de último Jedi. Yoda antes de falecer em O Retorno de Jedi, Snoke em O Despertar da Força e até na clássica abertura com o texto flutuante ele é chamado de último Jedi. Em compensação Snoke também fala a seguinte frase “O androide logo será entregue para a Resistência, levando-os ao último Jedi. Se Skywalker voltar o novo Jedi surgirá.” insinuando que existe a possibilidade de Luke ser um último Jedi mesmo, mas não por muito tempo.

O termo em inglês The Last Jedi pode dar spoilers ao se traduzir para o português já que nossa língua diferencia os gêneros, logo se o título for A Última Jedi poderemos ver que o título foca em Rey e não em Luke. Existe outro detalhe quando a grafia que vale para qualquer língua: não se adiciona “S” no plural de Jedi. É comum falarmos Lordes Sith e Cavaleiros Jedi, mas “Sith” e “Jedi” não é colocado em nenhuma publicação, romance ou filme como Jedis ou Siths, essas grafias estariam erradas, logo o título poderia se referir à Luke e Rey, Os Últimos Jedi. Como exemplo temos o episódio III que se chama A Vingança dos Sith, sem “S” no final.

Logo vermelho

Dentro da história dos lançamentos de Star Wars só outros dois filmes tiveram seu logotipo na cor vermelha: O Retorno de Jedi e A Vingança dos Sith. Além de serem episódios finais os dois outros episódios com o título vermelho são famosos por ter mortes importantes para a história. Em A Vingança dos Sith Anakin “morre” além de Padmé e Mace Windu, já em O Retorno de Jedi vemos a morte de Palpatine, Darth Vader, Yoda e mais uma galera da Estrela da Morte.

Isso significaria que alguém importante morrerá em O Último Jedi? Se Luke morrer o caminho estaria livre para Rey ser a Última Jedi também.

O destino de Ezra e Kanan

Os personagens Star Wars: Rebels trilham mesmo caminho do que os heróis dos cinemas, eles pouco se cruzam pouco mas suas interações são importantes. Leia, Lando, Vader, Ahsoka e até Obi Wan estão na série, em Rogue One até vimos um droide e a nave Ghost… esta seria a única interação entre as duas histórias? Acredito piamente que Kanan morrerá em breve e Ezra ficará mais velho, mais decrepito e mudará o nome para Snoke. Pronto falei!

Em sua série em quadrinhos Kanan é chamado de O Último Padawan, se pensar bem ele foi o último a receber o treinamento Jedi mais apropriado… poxa vida, Luke treinou em um pântano coitado.

O que eu acredito?

Acredito que o título seja referente a Luke Skywalker mesmo e que ele morrerá neste episódio deixando sua herança para Rey. Mas tudo é especulação até um trailer, teaser ou imagem oficial surgir, até lá ficamos aqui procurando teorias para mais este capitulo da história da família Skywalker. E você, qual é sua teoria maluca? Já fez o mapa astral da Rey? Subornou o filho do dono da Disney para te contar a história? Deixe sua ideia maluca nos comentários.

Star Wars: O Último Jedi será lançado dia 15 de Dezembro de 2017 nos cinemas.


Última alteração: 26 de janeiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.