No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

No Man’s Sky: Propaganda enganosa não foi enganosa

Written by | Games

A propaganda enganosa não foi enganosa em No Man’s Sky, aparentemente.

O game era para ser o escolhido. Eu, minha esposa, meus amiguinhos, todos queriam embarcar naquele jogo colorido cheio de possibilidades com uma infinidade de planetas e caminhos diferentes para seguir. E naves espaciais obviamente.

Aí o jogo foi lançado e todos nós ficamos aliviados em não ter comprado. Menos o Timbricius, ele comprou e pediu reembolso. Nos venderam uma ideia e entregaram outra… alguns compradores processaram a empresa e… bem, saiu o resultado do julgamento surpreendentemente a favor da Hello Games.

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

O processo aconteceu na ASA (Advertising Standards Authority) empresa reguladora de propaganda no Reino Unido e declarou que nenhuma ação é necessária sobre as acusações de que a Hello Games teria feito propaganda enganosa de qualquer aspecto apresentado nos trailers e sua versão final.

Ao que me parece as declarações do nosso amado Sean Murray não contaram como parte da enganação, apenas peças promocionais mesmo como os trailers e quanto a isso o julgamento deixou claro que entendem que as imagens e vídeos do jogo foram criadas usando cenas do mesmo.

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

Complementam ainda que a propaganda foi consistente com a jogabilidade e que o material não teria exagerado a experiência esperada, concluindo assim que a propaganda estava dentro de suas normatizações. Ou seja, a propaganda enganosa não foi enganosa. Foda-se quem não gostou.

Os pontos levantados pela acusação foram não encontrar o que foi mostrado na propaganda, gráficos diferentes dos apresentados nas propagandas, velocidade de salto espacial alterado, telas de carregamento e briga territorial entre facções.

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

Todos os itens foram de alguma forma considerados normais pela ASA que me pareceu favorável demais à produtora que tem o dinheiro da Sony por trás de tudo. Um dinheiro investido em um julgamento para evitar a perda de milhões e abertura de precedentes talvez, mas como vou confirmar isso?

Não consegui mesmo localizar em lugar algum se o que Sean Murray anunciou aos quatro ventos foi ou não avaliado. Aquela famosa frase de “será quase impossível encontrar outro jogador online no mesmo lugar que você”?  Dando a entender de que No Man’s Sky seria um jogo online, mas não apareceu em nenhuma notícia sobre o processo na ASA.

No Man's Sky é bom - Blog Farofeiros - Propaganda enganosa não foi enganosa

Na minha opinião deveria ser considerada como parte do processo afinal o rapaz fez em todos os sites e canais que conhecemos para fazer propaganda do jogo e deveria ser julgada como tal. E não ficarmos remoendo uma propaganda enganosa não foi enganosa para quem não joga ou compra jogos.

Ainda estou curioso para ver se Sean Murray ainda vai tentar vender No Man’s Sky ainda sou se irá manter distância dos meios de comunicação só tuitando pataguadas. O avisei, se abaixar o preço para R$ 50 eu compro. O Chewbacca Jr. tirou print da conversa em que falo disso mas não acreditem nele.

Compartilhe

Last modified: 17 de outubro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.