Categorias
Pensamento

Histórias tristes

Estou cansado de histórias tristes…

Farofeiros, farofeires e farofeiras, muitas vezes abro um documento em branco novo e simplesmente começo a escrever, esperando que milagrosamente o tema do texto simplesmente apareça no título com a palavra chave destacada. O problema é que estamos vivendo uma época extremamente sombria na história recente da humanidade e, infelizmente, estamos repletos de histórias tristes.

Não abri um documento novo com isto em mente, talvez eu devesse simplesmente me ater à bobajada que gosto de escrever neste blog. Mas é muito difícil se incomodar com tudo o que estamos passando, sem falar que são tantos absurdos para se indignar que as vezes me falta foco – não consigo me indignar como deveria com tudo que ocorre.

Histórias Tristes - Phoenix Five - 2 - Blog Farofeiros

No Rio de Janeiro a história narrada por Amanda Pinheiro em Proibido Usar Branco me pegou desprevenido. Não que tivesse achado que a perseguição à uma religião de base africana tivesse acabado. Mas não achei que estava em uma situação tão assustadora quanto está… Hoje não sou uma pessoa religiosa, mas já fui, muito. Ver pessoas com historias simples, onde sua crença é motivo para perder a vida no Brasil é de cortar o coração… Isso em um país que se divulga a “cristofobia” como se fosse algo que existisse.

Com COVID vivemos histórias tristes praticamente diariamente em todos os lugares, a BBC mostra de maneira bem breve e sucinta o que se passa em um plantão de UTI em Londres. Um país que tem muito mais recursos que o nosso com unidades de tratamento lotados e também cheio de tragédias. Sem querer usar uma régua para medir sofrimento (mas já fazendo isso) não consigo não imaginar o que se passa em uma UTI em Manaus enquanto escrevo este texto.

A COVID não é levada a sério no Brasil, e já se especula que o que acontece hoje em Manaus irá se propagar no país todo. Crianças ianomâmis mortas, negligência governamental, 64 pedidos de impeachment ignorados, mamatas e mais mamatas de Bolsonaro e sua família. A tristeza do brasileiro não comove miliciano, e você precisa estar literalmente no olho da tempestade e acreditar que pássaros não reais sob o efeito muitos alucinógenos para achar que tudo está bem.

Hoje, não basta viver para resistir, precisamos sobreviver, independente dos interesses envolvidos em nossa história como nação.

Pensamento do Dia

Pensamento - Art 196 Constituição do Brasil - Blog Farofeiros

Mesmo me considerando um blogueiro de alta performance confesso que a coisa tá difícil demais.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.