Barbatos é o Batman?

Barbatos é o Batman?

Escrito por | Quadrinhos

A minissérie Metal trata do Multiverso Sombrio e de como o Bruce Wayne da Terra 0 se tornou o portal de acesso entre o lado positivo e negativo do Multiverso DC. Tudo teria sido tramado séculos antes por um demônio com uma cara bem familiar. A teoria especulativa diz que o demônio Barbatos é o Batman de um mundo negativo.

Vi esta teoria no vídeo abaixo, que além de tudo coloca que Barbatos não seria qualquer Bruce Wayne, mas um que teve acesso aos poderes de Shazam! Vídeo em inglês e inclui spoilers assim como o texto abaixo.

Quem é Barbatos?

Barbatos não é uma entidade muito conhecida no Universo DC. Ele era adorado como deus pela Tribo de Judas durante a Crise Final mas foi banido ao final da saga. Em sua aparição mais recente Barbatos encontrou o Bruce Wayne que foi enviado (ou chutado?) para o passado por Darkseid.

E é aí que a coisa se complica. De alguma forma ele identificou Bruce Wayne como um viajante do tempo e começou a tramar sua invasão. Desde o inicio de Novos 52 iniciou-se uma administração de diversos metais raros que unidos abririam um portal para o Multiverso Sombrio no corpo de Bruce Wayne.

Uma outra versão do demônio apareceu e nos quadrinhos Livros de Magia em 1994 nos EUA, mas foi morto em 2000. As similaridades com o Barbatos que vemos emergindo do Multiverso Sombrio são muitas. Uma de suas habilidades seria a viagem no tempo e poder acessar outros mundos, tanto que passou das Terras dos Contos de Fadas e chegou até o Sonhar, território de Lorde Moldador que está presente na série. Mas encontrou seu fim no inferno logo em seguida.

Barbatos é o Batman? - Superman e Mulher Maravilha sucumbindo

Superman e Mulher Maravilha tem sua energia vital drenada por Barbatos.

A teoria do BatShazam

A teoria apresentada no vídeo é deveras plausível e transforma Bruce Wayne no BatShazam.

Pudemos ver que Barbatos está reunindo diversos Bruce Wayne do Multiverso Sombrio, com poderes divinos, com poderes alienígenas e até detentores de um anel do Lanterna Verde. Seguindo esta linha não podemos negar que pode existir um mundo onde Barbatos é o Batman.

Visualmente Barbatos é tão Batman quanto os outros Cavaleiros das Trevas.

A teoria segue a linha de que Barbatos seria um Batman do Multiverso sombrio com acesso a versão sombria da Pedra da Eternidade. A Pedra da Eternidade é um local que existe fora do tempo e do espaço, criado à 5.000 atrás com uma pedra vinda do céu e outra do inferno. O local também é o lar do mago Shazam.

Especula-se de que o mago Shazam poderia ter visitado Bruce Wayne jovem e amargurado, cheio de desejo de vingança no lugar de ter dado poderes para Billy Batson (WoW, filho do morcego? Não, não, não).

Além de mentir para o mago, este Bruce Wayne ainda o teria matado para ter acesso a todos os seus poderes. Lembrando que os poderes de Shazam são uma referência à Salomão (sabedoria), Hércules (força física), Atlas (resistência e invulnerabilidade), Zeus (magia e raios), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade e voo). Barbatos com estes poderes facilmente conseguiriam mais poderes ainda para sobrepujar qualquer inimigo de qualquer universo.

Barbatos é o Batman?

Barbatos é o Batman?

Uma das principais pistas que nos levam no caminho do BatShazam é a facilidade que Barbatos derrota Superman e Mulher Maravilha usando magia em Dark Nights: Metal #1. É notório que esta é uma super fraqueza do último filho de Krypton enquanto a amazona tem apenas uma certa resistência, mas não é imune à ela.

Os raios de energia “sombria” também seriam uma pista, já que Shazam fica rodeado de raios. Billy Batson leva um raio na cabeça para se tornar o herói.

Em Batman Lost #1 vemos um confronto psicológico entre o Bruce Wayne da Terra 0 e Barbatos. Dentre as diversas revelações o demônio mostra que ele é o morcego que entrou em sua casa, inspirando-o à se tornar o homem morcego. Barbatos também o teria ajudado a se tornar o detetive que é hoje. A cena abaixo mostra diversos outros Batmens do Multiverso Sombrio… e mostra Barbatos com um rosto que pode ser o de Bruce Wayne mesmo.

Barbatos é o Batman? - Batman Lost #1

Só o tempo dirá se Barbatos é realmente mais um Bruce Wayne desviado, hoje tudo indica que esta teoria do BatShazam é real. Mas posso estar errado.

Última alteração: 8/11/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *