Categorias
Pensamento

A pseudo ciência irá destruir o mundo!

A pseudo ciência irá destruir o mundo!

Serei direto: não é por você ter visto alguém famoso falar uma abobrinha que ela é real. Não é por algo não ter provas cabais que é mentira. Mas principalmente, se algo é comprovado cientificamente não é papagaiada. A pseudo ciência consome seus adeptos em zumbis divulgando algo que eles inventaram.

Alienígenas do passado ou terra plana. Não importa o seu argumento, seja ele religioso ou fundamentalista, retroceder à pensamentos mais velhos que o homo sapiens. O problema são pessoas que não tem qualquer conhecimento científico ou provas científicas divulgarem teorias absurdas como se fossem viáveis.

Desisti de discussões quando a pessoa menciona o History Channel como fonte de verdade e sabedoria. Não discuto com ignorantes pois a ignorância normalmente é muito maior do que imagino. A ignorância é uma arma dos poderosos. Ter uma população burra mas com passaporte para sonhar em ir para o exterior é o objetivo de quem realmente comanda.

Não é apenas uma teoria deflagada pela pseudo ciência, é uma avalanche de ideias sem provas e cheias de desculpas no lugar das provas. Ficção científica e super-heróis são coisas de “brincadeirinha”, não é para levar a sério! (Até parece que não sabem brincar)

No meio deste mar de ficção científica encarada como verdade temos poucos bons exemplos. No Brasil gosto muito do trabalho do biólogo Pirula, como não temos um núcleo científico para fazer brotar um Neil DeGrasse Tyson, o youtuber é com certeza o melhor representante da classe científica nesta cruzada contra a ignorância.

Dois ótimos vídeos do Pirula estão abaixo e são mais do que obrigatórios para entender um pouco mais sobre os argumentos contra-científicos.

Para ficar claro: você pode ter a religião que quiser e fazer que quiser também, desde que isso não afete os outros. Se você não impõe nem agride outras pessoas na minha opinião você pode fazer o que quiser em nome de sua religiosidade. Mas se tentar colocar algum livro sem autor definido ou provas de sua veracidade além de sua fé não iremos discutir sua pseudo ciência.

Divulgar a ciência é proporcionar uma vida melhor para a população. Pena que nosso país não age assim.

Pensamento do Dia

Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.
ORWELL, George

A coluna Pensamento é atualizada toda segunda-feira com uma obra intelectual moderna.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente.

Pai. Marido. Videogameiro. Gibizeiro. Colecionador. Desenha, pinta o sete, escreve e bebe as vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.