A Casta dos Metabarões - Juan Jimenez - Blog Farofeiros

A Casta dos Metabarões (e seu derradeiro fim)

Written by | Quadrinhos

Conheci a Casta dos Metabarões nas página da edição brasileira da Heavy Metal (a verdadeira). E sem exagero algum posso dizer que tudo ali me impressionou e acabou colocando um vírus em minha mente: se um dia fosse criar um quadrinho teria que ser daquele tipo.

Obviamente esse dia ainda não chegou mas os Metabarões ainda são personagens e histórias que adoro. Principalmente a primeira que li, de Othon, o Trisavô.

A Casta dos Metabarões - Juan Jimenez - Blog Farofeiros

A arte é espetacular de uma maneira quase indescritível. Não é apenas quadrinhos, é arte real. Mas a narrativa de Alejandro Jodorowsky não fica atrás, uma história de fantasia com um começo, meio e fim em poucas páginas me deixou assustado. Afinal estou acostumado com Homem Aranha e Batman, com uma linha narrativa quase centenária.

Ver o surgimento do personagem, a sua evolução e seu derradeiro fim é surpreendente. A narrativa espetacular beira o genial com o traço do artista argentino Juan Giménez. Agrega com perfeição fantasia brilha e a tecnologia nos seus desenhos se mesclam com a naturalidade necessária para dar a verossimilhança ideal.

A Casta dos Metabarões - Juan Jimenez - Blog Farofeiros

Sem recursos digitais obter um resultado como Juan consegue é de se maravilhar. Essa jornada teve início em 1981 e teve sua última história publicada em 2003. Um artigo com mais pesquisa e melhores imagens se faz necessário, afinal é um dos quadrinhos que marcaram minha vida.

Faço esse review tardio de A Casta dos Metabarões pois seu criador, Juan Giménez, acabou de falecer durante a pandemia de COVID-19. Como mencionei no meu adeus à Moebius (que também fez parte da equipe criativa), é difícil dizer adeus ao artista. Só espero que o carinho e o reconhecimento do trabalho de de Juan seja um consolo nos corações dos amigos e familiares.

Last modified: 3 de abril de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.