Categorias
Filmes

Viúva Negra

Sim, é um review (atrasado) do filme da Viúva Negra.

Viúva Negra mostra, sem dúvidas, umas das histórias mais intimistas que já vi da personagem. Natasha dificilmente mostra um lado sensível e demonstra seus sentimentos como neste filme. Prepare-se para ver a ex-espiã russa apanhar e bater muito… E como já faz alguns meses que o filme foi lançado darei alguns spoilers mínimos, prometo me conter. 

Budapeste é um lindo lugar para ação, tiroteio, perseguição de carros e gente caindo dos telhados. E, para ser honesto, esse não é o tipo de filme que estamos acostumados em ver da Marvel Studios. Realmente não posso dizer que esta é uma película recomendada para toda família pela violência tanto visual como psicológica. Mas calma, não chega nem perto de um Pulp Fiction, não é disso que estou falando, só disse que a violência é bem acima da média de um filme da Marvel Studios.

Viúva Negra é certamente uma personagem que merecia mais espaço nos Vingadores. Gostei dos filmes na época, mas olhando para o passado é fácil ver problemas que passam pela narrativa até a sexualização excessiva da personagem. Mas aqui tudo parece ter se resolvido e ter sido colocado na maneira devida, trazendo um bom filme de ação.

A história trás o passado da personagem para a superfície, mostrando algo que nos quadrinhos não teria o mesmo impacto: sua infância. A família perfeita: espiões perfeitos para roubar e atacar os EUA. Por algum tempo foi normal e até se imaginou que pudesse durar para sempre, mas não foi para isto que foram treinados. 

A Sala Vermelha cobra muito de seus experimentos e lealdade não é uma questão de honra, mas de obediência e, neste caso, de escravidão, abuso e morte. Libertar as pessoas programadas para matar é a missão que Natasha e Yelena, sua irmã mais nova, vão perseguir. E, obviamente, haverá vingança.

Viúva Negra se passa em algum momento entre Capitão América – Guerra Civil e Vingadores – Guerra Infinita. Nos são dados diversas dicas de outros filmes explicando a mudança na cor de cabelo e até o uniforme de Natasha em Vingadores. São questões mínimas e sentimentais que enriquecem o filme para os fãs.

Gostou de Viúva Negra? Olha quanta coisa legal da personagem aqui!

O Guardião Vermelho é um ótimo personagem também, o alívio cômico sem dúvida, mas é Yelena quem definitivamente rouba a cena. Menos sisuda que sua irmã mais velha facilmente caiu nas minhas graças pela simpatia em que mata os outros e ainda zoa a pose de super heroína da irmã.

Ver Taskmaster (ou Treinador) descaracterizado da forma como é retratado no filme me irritou. Na verdade poderia ser qualquer outro personagem, qualquer vilão mesmo, que não faria muita diferença para a trama… Mas não, resolveram estragar um que teria potencial para diversas outras aparições.

Acredito que o filme tenha sido uma boa maneira de introduzir Yelena ao MCU. Substituir uma lenda como a Viúva Negra não é tarefa fácil, e essa renovação que vemos no cinema é algo complicado… E nem é pelo esperneio dos nerdolas, é para que a história fique boa, tenha tudo que os fãs querem e mesmo assim se renove. Yelena tem potencial, mas ela não parece ser apenas uma versão de Natasha. E isso é bom, renovar evolui a narrativa e pode nos levar a lugares interessantes em sua história.

Viúva Negra - Filme - Marvel Studios - Blog Farofeiros - Guardião Vermelho - Treinador

Mas é inevitável sentir falta da agente Romanoff, queria acreditar que ela possa surgir de alguma forma em algum filme próximo, mas não acredito que os contratos milionários de Hollywood permitirão. A atriz Scarlett Johansson é marcada por diversos personagens interessantes, mas para mim ela sempre será a Viúva Negra.

O que está por vir me parece interessante também, o filme preparou diversas surpresas para os fãs. A ligação de Natasha e sua irmã ainda renderá muito nos cinemas – e nas séries pelo visto – mas realmente é uma pena a personagem ganhar essa profundidade depois de sua morte.

O gancho para introduzir a personagem ao MCU é, supostamente, uma rinha que Yelena terá com Clint Barton, o Gavião Arqueiro, por supostamente ter matado Natasha. O problema é que em vida as duas falam de Clint e Nat deixa claro que os dois são amigos. Ela vai acreditar na trairagem que Valentina soltou na cena após os créditos? Hm.

Viúva Negra no IMDB.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Uma resposta em “Viúva Negra”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.