Categorias
Pensamento

Operação Serenata de Amor

Farofeiros e farofeiras,

Certas vezes falo sério, certas vezes não falo sério, certas vezes falo sério mais parece mentira e certas vezes falo mentira que se parece com algo sério. Desta vez é sério.

Houve a Operação Sonho de Valsa que premiou um delegado que demitiu uma faxineira por ter comido um bombom de sua mesa com diversas doações do bombom para compensa-lo da imensa perda. A Operação Serenata de Amor é diferente.

Desenvolvedores de diversas área estão usando o próprio sistema do governo onde contas são prestadas para identificar fraudes. Vigiando inicialmente verbas indenizatórias (ai ai) que deputados recebem para cobrir gastos em viagens e outros afazeres de interesse publico.

Já foram descobertas várias falcatruas, desde treze refeições em um único dia, mais de R$ 140,00 em vinho em hotel e até cerveja em Las Vegas os digníssimos deputados de nossa nação já entregaram notinhas pedindo a graninha.  Mas o robô consegue ser mais minucioso ainda, hoje ele consegue identificar 145 tipos de bebida e, só para constar, é proibido pedir reembolso de qualquer tipo de bebida alcoólica. O sistema cruza as informações do banco de dados dos sistemas públicos com informações da internet, no caso de uma refeição é verificado se o restaurante realmente existe, se o dono do restaurante tem alguma ligação familiar, por exemplo. Já são mais de cento e oitenta colaboradores pelo mundo atrás da pilantragem brasileira.

Como leigo acho tudo tão eficiente e interessante que acredito que o governo devesse pagar o trabalho desse povo, isso se vivêssemos em uma sociedade ideal, mas veja, além do local, o que gastou, quanto gastou o sistema irá trazer também a ficha dos deputados, presenças em sessões, dados sobre as sessões em si e as vezes que um deputado falou na Câmara para que você veja a cara do tinhoso ladrão do deabo.

A parte genial da ideia é que o sistema criado é totalmente civil e utiliza informações dadas pelo próprio poder legislativo, ele só confere de maneira correta o que deveria ter acorrido no ato da solicitação de reembolso. E a coisa não para, em seu último relatório os desenvolvedores encontraram casos intrigantes de deputados que parecem ter feito doações e compras em empresas que tem seu próprio nome ou seu próprio CPF. Como é o povo que vai pagar vou emitir nota fria de mim para mim mesmo e ganhar mais uma grana desses trouxas rsrsrs.

A Operação Serenata de Amor está longe de acabar mas seus recursos estão infelizmente, esperamos que bons ventos permitam que eles continuem o bom trabalho. Para maiores informações, incluindo acesso ao sistema, você pode conferir neste link e segui-los na página do Facebook.

Pensamento do Dia

A caneta é mais poderosa que a espada… isso se a espada for bem pequena e a caneta bem afiada.

PRATCHETT, Terry

 

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.