Categorias
Games Notícias

Nintendo Switch: já tem jogo grande demais para o console

O Nintendo Switch nem foi lançado e a coisa já começa a se complicar

Depois do anuncio de que a Nintendo estaria entrando oficialmente no mundo das DLCs com o novo Zelda eu suspeitei que veríamos mais problemas em breve. O motivo de tal suspeita é a quebra de conceito deles próprios.

A maioria de vocês não deve lembrar mas a produtora foi extremamente relutante para colocar seus consoles online, agora existe a insistência em lançar hardware gráfico com potência da geração anterior. Uma frase atribuída á Satoru Iwata que dizia que a Nintendo não fazia extras ou DLCs pois eles não vendiam jogos incompletos. 

Caixa de Jogo de Nintendo SwitchA coisa mudou hein

Além de jogos incompletos a agora venderá consoles incompletos seguindo o padrão EA de qualidade.

A notícia nos dá duas informações, primeiro que a mídia física do Nintendo Switch é um cartão de memória SD normal. A foto não oficial mostra um gigantesco compartimento de plástico, sem manuais ou arte como todos os jogos desta geração, mas com um conteúdo que beira o ridículo.

Qual o motivo de uma caixa tão grande para um conteúdo tão pequeno? A Nintendo estaria tentando compensar alguma coisa?

A segunda parte da notícia é mais alarmante e minha intuição dizia que algo semelhante iria acontecer, só não achava que seria tão breve. A memória interna do Nintendo Switch é limitada à 32GB e pode ser expandida com microSDXC de até 2 TB (ainda não lançado no mercado). O console também não aceitará o uso de HD externo via USB.

Por que eu estaria preocupado com isso? Veja, os jogos tem tamanhos absurdamente diferentes e seus saves vão direto para o console pois a mídia do jogo não pode ser reescrita. Então além do save você terá que administrar DLCs e até jogos comprados online. A empresa japonesa diz que todo o conteúdo poderá ser baixado novamente quantas vezes quiser… mas e os save games?

Segundo o Kotaku o game Disgaea 5 terá 6GB de tamanho, Mario Kart 8 Deluxe 7GB, Zelda: Breath of Wild sozinho, sem seus DCLs ou save terá 13,4GB… só este último jogo sozinho já ocuparia metade da memória. Chore agora: Dragon Quest Heroes terá 32GB. Você não poderá baixar o jogo pelo visto.

Com esses tamanhos o armazenamento externo não é só uma opção mas uma necessidade para quem compra os games digitalmente… eu poderia até falar que é algo bobo mas meu PS4 cheio de conteúdo baixado não deixaria dizer isso.

Quem diria, a Nintendo vendendo um console que não tem muita memória interna para vender cartões SD… sentiu saudades de Memory Card no console?

O Nintendo Switch será lançado dia 3 de Março e no exterior o console custa US$ 300, aqui no Brasil já vi gente vendendo por R$ 3.000. Que lindo.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.