Categorias
Colunas

Mentes e máquinas

Farofeiros e farofeiras, hoje é segunda-feira mesmo? De verdade ou é mais uma maléfica maquinação do calendário afim de confundir meus sentidos? Não sei, só sei que se você usa fotos da sua filha falando que é você, você tem problemas. Sim, só sei isso. Mas gostaria de me centrar em algo mais profundo e menos perturbador, diria que se ver no cenário apocalíptico de guerra entre humanos e máquinas, os macacos sem pelo contra entidades automatizadas duráveis, automatizadas e com peças sobressalentes. Os pedaços de carne sempre perdem. Mas há algo que gostaria de trabalhar mentalmente neste glorioso dia: e se as máquinas fossem mais humanas do que os seres humanos? 

Veja bem, não estou falando só de entidades super poderosas graças a tecnologia, estou falando de mentes tecnológicas avançadas que podem decidir exterminar uma raça ou aprimorar meios para mantê-la. A extinção e a evolução são inevitáveis, uma mente avançada pode muito bem pensar nos benefícios de construir no lugar de destruir. É o que o uma mente avançada faria, é o que eu faria. Afinal a evolução é um processo bonito, é o florescer de uma nova vida, possivelmente melhor que a anterior e pronta para procriar e ajudar a melhorar. Sei que tudo deveria ser assim e não é, mas é por que não estamos avançados o suficiente e nem temos um guia de inteligência superior para nos dirigir.

Se você pensar em fantasmas e coisas do tipo neste instante eu prefiro que você vá esperar um milagre, continuar a ler este texto meu será uma ofensa. Para mim. Falo sério. Com um gesto criar vida é fácil, quero ver orienta-la de modo que a destruição se torne efetivamente parte de seu instinto de sobrevivência. Dominar para evitar de ser dominado, lutar por algo que não faz sentido a não ser orgulho, todas essas qualidades são causados pelos seres humanos, não pela inteligência artificial.

Abordar assuntos como ceifar direitos de uma pessoa, escraviza-la ou impor para uma pessoa que não consegue enxergar a cor azul e falar que o céu é laranja é algo que seres humanos fazem, e olha que nem os humanos que são sith pensam assim. Sim, acredito que o homem é um terrível mal para o mundo, mas uma máquina pensaria assim? Não seria este um pensamento humano?

Pensamento do Dia

O homem mais inteligente deste mundo não é mais importante para mim do que o cupim mais inteligente.

Dr. Manhattan

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.