Categorias
Quadrinhos

John Byrne – E quando você copia você mesmo?

E quando você copia você mesmo? Neste caso temos o lendário John Byrne fazendo isso, mas com personagens diferentes e editoras e diferentes. A primeira, da Marvel Comics, é a Fantastic Four #249 de 1982 e mostra o Gladiador derrotando o Quarteto Fantástico. Na capa ainda se pode ver a frase “Man and Super-Man”, ou “Homem e Super Homem”.

John Byrne - E quando você copia você mesmo - Marvel Comics - Fantastic Four #249 - Blog Farofeiros

Já a segunda, da DC Comics, é a de Superman #8 de 1987 e mostra Superman vencendo a Legião de Super Heróis. Vemos ali Blok sendo erguido com uma mão enquanto Superman ergue Brainiac 5 com a outra.

John Byrne - E quando você copia você mesmo - DC Comics - Superman #8 - Blog Farofeiros

E agora quando você copia você mesmo é considerado plágio? Ou teria sido uma singela homenagem? Obviamente acredito que o segundo caso seja a realidade, porém, não localizei uma declaração oficial do autor. A posição dos personagens é inegavelmente a mesma, óbvio que não são os mesmos personagens. Mas não sei explicar mesmo.

Apesar de criticada a passagem de John Byrne no Superman foi o que me apresentou o herói quando criança. Mesmo gostando mais da Liga da Justiça Internacional eu sabia que se o mundo fosse realmente acabar poderiam contar com o kryptoniano.

Um lanchinho com os Vingadores resolve essa questão toda, mas você também pode clicar aqui e comprar aquele gibi que falta para completar sua coleção.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

7 respostas em “John Byrne – E quando você copia você mesmo?”

Fantastic Four é mais antiga, Byrne (maravilhoso, diga-se) só pegou o Superman para reformular (maravilhosamente, diga-se) a partir de 86. Não acho que isso possa ser chamado de (auto)plágio, já que foi claramente intencional.
De um tempo que era empolgante ler quadrinhos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.