Categorias
Opinião

Como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam

Como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam? Alguns podem com dinheiro, alguns com tempo, outros indo à manifestações. No final você pode ajudar de várias maneiras, o importante é que você realmente ajude de alguma forma.

Por isso foi criado um site mostrando como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam. A seguir reunimos algumas mensagens e links para que você possa se informar como e o que pode fazer. Obviamente as indicações são mais que bem vindas para o movimento contra o fascismo também.

Posto isso como proliferador, eu também tenho que estudar e entender muito do que divulgo aqui. Da maneira que entendo ser correta tento espalhar a informação para que mais pessoas sejam atingidas pela mensagem.

A ajuda vai desde doação em dinheiro para movimentos até assinaturas digitais de manifestos antirracismo. Faça o que puder, mas faça!

Ir ou não aos protestos?

A realidade de cada um e as condições neste exato momento variam demais e ninguém pode dizer para ninguém o que fazer. Porém há algumas ideias que gostaria de destacar e que peço, do fundo do coração, que você escute e pense bem.

Ouça as palavras do Emicida, do Thiago Ávila e do Raull Santiago. Todos pontos de vistas válidos de pessoas que realmente podem te ajudar a decidir.

Durante os protestos

De maneira clara a organização das manifestações entende que é preciso lutar, mas a pandemia de COVID-19 exige cuidados. Se for menor de idade ou se você for ou tiver alguém em casa que esteja no grupo de risco recomenda-se ficar em casa.

Segurança e cuidado com gás lacrimogênio.

Como a violência é algo mais do que real em nosso país recomenda-se observações extras. Prevenção com dados na internet também é importante.

Petições online

Assine petições online no Brasil e nos EUA em favor de vidas negras. Para aquelas que necessitam de código postal norte americano recomenda-se utilizar os seguintes endereços e códigos postais:

  • 90015 – Los Angeles, Califórnia
  • 10001 – Cidade de Nova Iorque, Nova Iorque
  • 75001 – Dallas, Texas

No Brasil petições importantes como Justiça por João Pedro e Fora Garimpo, Fora Covid! também devem ser assinadas por todos.

Doações

Dinheiro é preciso para tudo e para todos. O site indica diversas instituições norte americanas para doação, mas neste momento acho importante fortificarmos as organizações brasileiras.

Educação

6 Dicas para Pessoas Brancas na Luta Antirracista – Levi Kaique Ferreira enumera e criou essa thread no Twitter extremamente importante para que possamos ajudar de maneira eficiente e correta na luta contra o racismo. Em seu Intagram há também a explicação do motivo de se dizer que todo branco é racista.

Livros de autores negros em PDF – Alguns importantes livros com autores negros. São livros de textos só de autores negros, de Joaquim Chissano à Grada Kilomba. Neste outro link você encontra muitos outros PDFs sobre o Pensamento Negro.

Cartilha Afronte o racismo – Uma importante cartilha explicando o conceito de raça, a escravização e a resistência negra.

Ser Afro-americano e LGBTQ – Uma Introdução – Texto elucidando questões sobre alguns dos problemas enfrentados por afro-americanos LGBTQ.

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

5 respostas em “Como você pode ajudar o movimento #VidasNegrasImportam”

[…] ajudar como for. Compartilhando informação, ajudando financeiramente algum movimento, ou até escrevendo e mostrando sua revolta. E compartilhe a cultura pop politizada, como sempre […]

[…] Angola Janga é, para mim, quase uma lição de história mas também posso chamá-lo de reparação cultural. De tudo que vi e estudei quando era mais jovem como uma propaganda que tenta louvar esforços para sempre obter mais lucros de mão de obra barata. Não que seja diferente em nossa sociedade hoje em dia, mas hoje tenho noção do que aconteceu e se repete e tento diariamente lutar contra esse sistema. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.