Categorias
Colunas

Chutei o balde

balde

Farofeiros e farofeiras,

Estamos em um abismo de pensamento. A cultura da diferença social que empesteia o capitalismo selvagem só faz aumentar o abismo entre o rico e o pobre, afinal o rico ganha com a ignorância e o pobre perde com ela. É simplesmente perfeito!

Leis não se aplicam a quem é arquiteta e fala ao celular enquanto dirige. Nem a juízes. Nem a ninguém que seja estudado. Na verdade o pobre nem poderia tentar isso pois está ouvindo funk dentro do transporte público sucateado. Mas não tem problemas, no fim de semana a classe média vai total comemorar o carnaval de rua e voltará de taxi usando um aplicativo do celular enquanto ouve funk ao ar livre em áreas nobres da capital.

A educação não vai bem? Culpa do governo. O governo não vai bem? Culpa de quem votou. Quem votou não sabe o que está fazendo? É melhor falar que vou sair do país no Facebook. Apontar o dedo é fácil quando a mídia ganha com tragédia. Ou você acha que o William Bonner ganha o mesmo salário quando não há uma catástrofe ou escanda-lo? Mas as revistas semanais dizem o contrário? Quais delas não estão devendo para o governo? Você fala bem de quem te favorece? O que te favorece é dinheiro ou oportunidade? Você colocaria em seu currículo que você é ganancioso e oportunista?

Juro que acreditava que ambição era algo bom e até importante para o ser humano, hoje mudei de ideia. O pensamento necessário mesmo para se viver nesse planeta é instinto de sobrevivência, você precisa matar a maior presa possível para conseguir se alimentar pelo máximo de tempo possível, afinal você não sabe quando verá algo fresco para comer novamente. Mas tudo bem, pois você pode baixar via torrent aquele desenho japonês chato sobre o jogo chato que fala que o amor a tudo supera, até a morte. Mas não use o cheque especial.

Sabe aquele pensamento que faz a pessoa falar “eu vi na tv”? Ele é nocivo e uma das melhores armas existentes. Quantas vezes sua mãe te mandou tomar um chá que ela viu na TV? Quantas vezes você deixou de viajar pois a previsão dizia que iria chover? Quantas vezes você viu o programa de TV ajudar uma pessoa? Quantas vezes nessa semana você foi no McDonalds? Quantas parcelas você ainda tem que pagar do Minha casa, Minha Vida?

Você vive em um sistema corrupto e que sai ganhando se o candidato azul ganhar, mas ganha também se o candidato vermelho ganhar. Sabe quem perde? Quem não sabe dizer a diferença entre uma aula de física e uma de educação física, aquele que nunca teve uma oportunidade de ter algo que todos os humanos deveriam ter: humanidade.

Pensamento do Dia:Caminhando e cantando eu compus a canção, alegre e contente amacei o papel e o joguei no chão. O policial me parou e avisou que eu não podia jogar nada no chão não, logo, como bom cidadão peguei o papel, mas não foi com a mão.” – só entendedores supremos entenderão.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente. Escritor, roteirista e designer de brincadeirinha.

Uma resposta em “Chutei o balde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.