Categorias
Pensamento

Uma estátua para Goku

Precisamos de uma estátua para o Goku no lugar do Borba Gato, não acha?

Farofeiros, farofeires e farofeiras, não sei o que você achou do fogo que colocaram na estátua do Borba Gato na cidade de São Paulo no último fim de semana. Pode me julgar à vontade, mas gostei de ver um símbolo de um assassino pegar fogo… Pena que nem arranhou aquele trem lá. Mas se ela tivesse caído acredito que uma estátua para Goku deveria ser erguida no lugar.

Talvez assim gente liberal (?!), em cima do muro, defensores de vidraças, atletas da canoagem e pessoas que não sabem a diferença entre Olimpíadas e Gincanas podem apoiar. Sou muito à favor de tacar fogo em racista, inclusive os mortos, mas eu aceito que você não aceite isso. Mas deve ser incontestável que um monumento para um racista assassino não pega bem, não é mesmo?

Uma estátua para Goku - 2 - Blog Farofeiros

Agora, imagine você, andando tranquilamente pela avenida Santo Amaro e, ao chegar na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, e se deparar ali com uma bela homenagem em forma de estátua para Goku. Pense na importância disso em um Brasil que sofreu tanto na mão de gente que assassinou africanos roubados de seus lares e massacrou os povos originários destas terras.

Sim, falei no Goku para chamar a sua atenção, apenas para isso. Temos muitos heróis, temos muitos outros símbolos de resistência e luta, temos poucas estátuas de quem realmente importa em nossa história. Temos poucas estátuas de Zumbi, temos poucas estátuas de Paulo Freire e Nzingha Mbande. É triste essa situação pois uma nação sem memórias está fadada à repetir os erros do passado (estou olhando para vocês malditos milicos).

Seria melhor que houvesse mais espaço para estátua para Goku no Brasil do que gente defendendo herança racista. Não que a gente viva em um país onde o líder flerta com o nazismo e deputados se encontram com neonazistas que promovem ataques aos indígenas. Racista que defende “a democracia e o diálogo” não poderia nem receber votos em um país multicultural como nosso.

Gosto de um pensamento que mostra que o futuro é periférico e diverso, mas gosto mais ainda de pensar de que por mais que qualquer conservador possa relinchar isto é um fato.

Somos o futuro, e o futuro é inevitável.

Pensamento do Dia

Nelson Mandela - Pensamento - Blog Farofeiros

Depois da prosa d’água eu posso escrever qualquer coisa. Sou foda assim.

Por Rodrigo Castro

Guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia. Também é leitor de gibi e jogador profissional de videogames no easy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.