Um lugar chamado Huehue

Escrito por | Besteirol


Um lugar chamado Huehue…tenango

Hoje, no Farofeiros Repórter a nossa praia embarca para uma viagem mágica, até onde você jamais acharia que existiria… até agora. Você conhece a cidade mais huehue do mundo?

Huehuetenango como é conhecido pelos locais, significa “lugar para os antepassados” é uma cidade da Guatemala com cerca de 80.000 habitantes, localizada a 270km da capital do país. Originalmente chamada de Xinabahul a cidade era um assentamento maia quando os espanhóis fortificaram a cidade de Zaculeu, o local é histórico e suas ruínas passaram por uma restauração em 1940 já possui diversos artefatos das da cultura que ali vivia.

A cidade dá nome a principal iguaria local, o café Huehue que é conhecido internacionalmente além do time de futebol da cidade, o Penarol La Messilla, sem contar que a cidade também foi berço do presidente Efrain Rios Montt.

Mas tudo isso mudou desde o dia que, graças a internet, brasileiros de todas as partes do mundo começaram uma zoeira sem limites. Invadiram redes sociais, jogos online, comunidades sempre com um único objetivo: o huehue sem limites. Sem conseguir o café, cura ou gold a turma da lan house dominou de maneira inescrupulosa, deixando os moradores, historicamente herdeiros da cultura de Huehuetenango desprovidos de Huehue.

Na presente situação é muito triste mas o huehue hoje é disseminado apenas por brasileiros, sem nenhuma ligação real com Huehuetenango. O conflito e a barbárie é tão grande que os adeptos do culto normalmente atacam primeiro, se são atacados sempre soltam a pergunta racial “BR?”… Se positivo um ritual que lembra o acasalamento de duas aves começa ali. Emoticons, danças e sentadas são os sinais que devem ser trocados para que todos. Nada é entendível de tal ritual.

Um lugar chamado Huehue

É claro que outras nacionalidades usam do mesmo artifício para não serem devidamente comidos pelos adeptos, é uma questão de sobrevivência perante a raça dominante. O antigo “se não pode vencê-los, junte-se a eles” é o que mais se vê por aí. Nos poucos lugares em que os não adeptos, ou gringos, foram vitoriosos suas terras ficaram vazias, inférteis e são constantemente consideradas monótonas. O mundo com huehue seria melhor do que o mundo sem?

Esta é a pergunta que particularmente não me deixa dormir. É ruim com o huehue, mas seria bem pior sem ele?

Só os fantasmas de Huehuetenango podem nos responder.


Última alteração: 24 de junho de 2018

5 Responses to :
Um lugar chamado Huehue

  1. Pingback: Cê tem Bruchovi?
  2. Lucto disse:

    Nunca pensei em conhecer alguém que atravessa pó pela fronteira.

  3. Mic disse:

    Eu trouxe café de lá 🙂

    1. Rockerz disse:

      Conte-nos suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.