Steam Greenlight

Steam Greenlight será descontinuado

Written by | Games, Notícias

Não é de hoje que vemos muita coisa boa e muita, mas muita coisa ruim mesmo no Steam Greenlight.

O serviço de apoio aos desenvolvedores pequenos e indies do Steam está para sofrer grandes mudanças. As mudanças são necessárias pois ele acabou se tornando um modelo de negócios para muita gente, segundo a própria Valve hoje existem quase 100 projetos no Greenlight que fizeram pelo menos US$ 1 milhão cada um!

Mesmo assim a plataforma funcionou como um trampolim para vigaristas e pessoas muito mal qualificadas para a produção de um game. Não é raro você encontrar algo procurando incentivo e ao atingir a meta o jogo sequer é lançado… ou pior, o jogo é lançado de qualquer forma com o desenvolvedor dando o trabalho como finalizado.

A Valve em seu comunicado não deixa isso explicito mas todo mundo que utiliza o serviço sabe como as coisas funcionam. Lá eles falam apenas que ele precisam encontrar novas maneiras de colocar o jogador em contato com seus interesses no Greenlight.

Steam Direct para melhor distribuir o conteúdo digital

O novo serviço será lançado na primavera americana ainda em 2017 tomando o lugar de Steam Greenlight. Novos desenvolvedores precisaram completar uma série de exigências com verificação digital de dados pessoais ou da companhia, impostos quando aplicáveis e uma taxa de inscrição para cada novo jogo que ele escolha ser distribuído na Steam.

Usuários já manifestaram que a inscrição não deve ser automatizada mas sim humana para que cada caso possa ser verificado e impedir que maus produtores continuem se beneficiando do sistema.

Por outro lado alguns desenvolvedores indies já estão com medo da taxa ser elevada demais e impedir que seus projetos sigam em frente. O boato é que tal pagamento giraria em torno de US$ 5.000, o que é, para alguns, o custo total do projeto.

Que o Steam Greenlight precisa mudar isto é um fato, mas as poucas mudanças anunciadas para o Steam Direct não me animaram demais não. Continuarei fora desta por enquanto.

Clique aqui e veja uma entrevista dada no Reddit por Gabe Newell, dono da Valve.

Last modified: 14 de fevereiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.