Porque não jogo mais de sniper no bRO

Escrito por | Artigos


sniper-ro-jpg

Isso pode até ser considerado um texto mimimi, mas já vi algumas pessoas levantarem esta questão no fórum da LUG e mais outras concordando, então acho que esse assunto não é uma neura pessoal – a não ser que se trate de uma neura pra lá de coletiva. O cara da Gravity que gostava dos hunters definitivamente não trabalha mais lá, e no lugar dele com certeza está um outro que os odeia.

Para começar, acho importante estabelecer as características de um hunter e consequentemente os motivos que levam alguém a escolher esta classe. Dano alto a distância, graças à combinação de cartas na arma com elementos; a destreza serve tanto para elevar esse dano como para aumentar a precisão e um pouco a velocidade de ataque; que é alta graças a agilidade, que por sua vez aumenta também a esquiva. Sendo assim, um hunter era um ótimo personagem para solar, poderia ser um bom damager em um grupo e um bom personagem para levar um mvp. Entretanto, o gasto com os arcos sempre foi considerável, pois é necessário ter vários, de diferentes combinações, específicos para cada mapa ou monstro.

Entretanto, as habilidades deixam muito a desejar. Você tem mais ponto de habilidade do que habilidade para gastá-las. Enquanto você é hunter, a sua melhor habilidade de ataque é uma que você ganha enquanto é arqueiro. Você pode ter três habilidades que eles dizem dar dano em área, mas só sendo muito ingênuo para acreditar que chuva de flechas, ataque aéreo e armadilha fazem estrago. Aliás, você pode ter muitas armadilhas, mas você só vai usar uma. O melhor mesmo é a concentração, que aumenta a destreza e agilidade em porcentagem. Ah, mas quando você renasce e vira sniper tudo muda não é?

Claro que muda… você ganha duas habilidades que te ajudariam muito, caminho do vento e visão real. A primeira gasta 100 de sp no nível 10, aumenta em 3 a sua esquiva (puxa!), em 3% a sua velocidade de ataque (só que é no meio dos cálculos malucos, então na prática você com sorte arredonda o número) e você anda mais rápido (que interessante!). A segunda é ótima, aumenta ataque, crítico, precisão, +5 em todos os atributos e… gasta 40 de sp e dura 30 segundos. Sacou? A não ser que você opte pela build maravilhosa que soque pontos em inteligência, nenhum sniper tem sp suficiente pra usar tudo isso. Mesmo que você tenha uns 90 de inteligência e possa usar tudo isso, a sua melhor skill de ataque, o assalto do falcão (que dá um dano constante que ignora defesa) vai tirar uns 7000 de dano e você vai esquivar muito mal, apanhar e ter pouco HP mesmo tendo vitalidade também. Tiro preciso, a primeira e única habilidade que dá um bom dano de área. Mas assim como todas as outras habilidades de sniper, tem cast, tem delay, gasta 30 de sp e não dá pra se usar enquanto estiver solando. Ou seja, se você quiser solar, vai continuar usando concentração, rajada e vez ou outra alguma outra habilidade de sua preferência, pra logo depois sentar ou, com sorte, usar a sua walgwagun em uma plantinha pra recuperar o sp. Dano cardeado com elemento já não é exclusividade há muito tempo.

Enquanto isso, o que as outras transclasses, ou mesmo em alguns casos, classes 2 ganharam? Ah, nada de mais. Arquimagos podem dobrar os danos cavalares de suas magias; Algozes podem usar veneno, destruidor de almas, ice pick e aumentam a precisão nas lâminas destruidoras; os lordes podem dar danos cavalares com suas lanças em espiral, além de terem muito mais HP; criadores só ganharam AD e os alquimistas seus bots legalizados; professores podem recarregar o sp de qualquer um, inclusive de monges que podem soltar quantos asuras quiserem; ciganas e menestreis usam o vulcão de flechas que causam um dano monstruoso,além de poderem atuar como suporte; sumos sacerdotes têm assumptio… Você percebe melhor o upgrade que cada transclasse recebeu se colocar a classe 2 e sua respectiva transclasse para lutar em um 1×1 no pvp e você verá que um sniper demorará mais tempo para derrotar um hunter em relação aos outros – vai depender da habilidade de se curar com poção de cada um.

Nunca fui contra o balanceamento das classes. Achei justo quando surgiu a ice pick porque gatuno/sin era uma classe difícil de se upar. Os criadores mereciam ter um AD porque alquimistas penavam para alcançar o 99. Bardos e ciganas tinham que aguentar kunlun e stings se quisessem upar. Mas exageraram nessa ajudinha, mapas novos, novos itens, novas habilidades… Sem contar os bruxos, sacerdotes e cavaleiros, que são classes que nunca passaram por alguma crise de atualização e ainda foram beneficiados em suas versões transclassudas.

Resumindo o atual cenário do bRO: vieram muitos mapas novos, mas a maioria são lugares que só se consegue sobreviver com grupos. Mas um sniper nunca é uma opção para isso, ele só entra no grupo se for amigo de alguém, por caridade. Ele não é o que dá mais dano a distância, nem o que dá mais dano físico, nem de área, não controla mob, não é o de maior esquiva, não tem buff, morre fácil e não tanka. E são esses os lugares que geram mais pontos de experiência no jogo! Solar? Nao se criaram mapas novos para isso, as opções são sempre as mesmas e os mapas estão lotados. Equipamentos novos, o que é isso? Em um futuro pra lá de distante, virão alguns equipamentos interessantes, mas que provavelmente terão preços absurdos porque só serão dropados de bichos mais absurdos ainda – e não se esqueça que dificilmente um sniper estará em um grupo que consegue enfrentar um bicho desse, principalmente se for um mvp.

Em tempo: existe alguma habilidade que imuniza um personagem de ataque mágico? Ou de ataque físico? Não né… mas os NOVIÇOS tem uma habilidade que imuniza quem ele quiser de ataques a distância. Delícia, né não? Atualizaram as janelas de chat do BRO: legal, os sacerdotes agora podem ver quando os buffs acabam; os cavaleiros e ferreiros sempre tiveram avisos no chat quando os seus buffs terminam e começam, mesmo eles estando visivelmente amarelos ou vermelhos; mas os arqueiros e evoluções ainda dependem de ver se o ícone da concentração ainda está lá.

Não preciso falar muito sobre os hunters na Guerra do Emperium. Antes até se tinha uma função, matar os personagem com defesa baixa, distribuir status e colocar armadilhas. Para isso, o pobre que queria se divertir na guerra deveria sacrificar alguns pontos em vitalidade, que é um atributo que não salvava hunter nenhum da morte mesmo naquela época – era só pra ele morrer menos rápido. A função das armadilhas era um baita de um servicinho sujo, pois servia para prender aqueles que acabavam de sair dos portais enquanto eles tomavam dezenas de magias no coco – e muitas vezes você já se encontrava no ponto de retorno até perceber o que estava acontecendo por causa do lag. E claro, o dano a distância e as esquiva são diminuídos. Depois de um tempo, as armadilhas poderiam prender todos, tanto os inimigos quantos os amigos e você mesmo com a desculpa que assim a coisa se tornaria mais real. Mas uma nevasca convocada por um bruxo só congela os seus inimigos, isso sim é muito real. Com o dano diminuído, os equipamentos e as transclasses, hunter não mata ninguém.

Já não somos os melhores no pvm, o solo está cada vez mais sendo deixado de lado, não levamos mais mvp e nunca fomos bons em woe… o que resta para a classe então? O que saiu até agora na Coréia não nos dá esperança alguma. Até lançam equipamentos interessantes, mas ao mesmo tempo criam equipamentos mais interessantes ainda para as outras classes. Até mesmo no pouco que anunciaram sobre as classes 3. Rangers montarão em um lobo e terão mais armadilhas. Olha, essas armadilhas têm que ser muito boas, a ponto de fazer milagres, para que a classe 3 correspondente a hunter não fique em desvantagem com as outras – mas eu não me surpreenderia se a palhaçada continuasse.

Por que tudo isso? Eu sempre quis virar sniper, foi muito difícil para mim virar 99 e renascer. E quando finalmente consegui, vi que todo aquele esforço foi em vão. O presente está uma meleca, o futuro não me anima e passado só sustenta museu. “Cria outro personagem”, eu já ouvi muitos dizerem. Mas eu tentei, eu não quero outro personagem e tenho uma sniper de nível consideravelmente alto depois de pagar quase 3 anos de mensalidade para a LUG.

E agora, Gravity? Mivodi né, perdi preiboi!!1!

Veja mais...


Última alteração: 20 de outubro de 2016

6 Responses to :
Porque não jogo mais de sniper no bRO

  1. Samuel disse:

    Eu sei que, pra defensores hardcore do bRO, quem admite abertamente que joga em privates tem a chance de ser malhado. Dizer isso em pleno bRO é razão pra ban.

    Mas não vou mentir. Joguei bem uns 2 anos no bRO, esbanjando noobice, só conseguindo upar um Sacerzinho FS que ainda hoje é um 74, e com o play skill lá embaixo. Principalmente porque, devido o nível, eu não participava de nada – e assim, não “upava como jogador” também.

    Quando joguei num private, finalmente vi o que é jogar de transclasse, testar várias classes, várias builds, enfim, aprender um tiquinho mais sobre o jogo.

    Eu não acho que os snipers tenham ficado lá tão ruins, mas isso é porque eu tinha um sniper, um sumo, um algoz……. Pra quem jogou um tempão pra ter UM trans, e no fim ele ser underpower, aí é o fim mesmo da picada.

    Eu recomendo a quem quer começar no bRO que dê uma jogadinha antes num bom private, que teste as classes. A descrição no site da LUG não basta pra exemplificar uma classe, o que mostra mesmo sua vocação é o gameplay.

  2. Rockerz disse:

    pois é…. transclasse parecer 2-2 é fods….

  3. Miyu disse:

    Esse é o meu filho, hauhauha!
    Ele me anima como ninguém! xD

  4. Fioto disse:

    Ah, mas as coisas não estão tão ruims assim, snipers só deixaram de ser overpowers. Estão mais parecendo classe 2-2.

  5. Rockerz disse:

    Bem, os chops são um dinherio melhor gasto mesmo. Mas o problema mesmo é o tal equilíbrio das classes! Antes não acontecia e as transclasses deveriam ser para isso… não são…

    Tb tenho sniper e tenho tantas dificuldades quanto a Miyu… só ainda não tive coragem de larga-lo! ^^

  6. Yumi disse:

    caraca.. nom sabia que o jogo tava tao punk assim… e eu que tava até pensando em colocar uns creditos só pra olhar!!! mudei de idéia oh… pegar o dinheiro e beber um chopps…!!! kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.