A capa certa para a Batgirl errada

Escrito por | Artigos, Quadrinhos


Se você acompanha as notícias de gibis gringos você já deve saber do ocorrido, mas de qualquer forma vamos ao ocorrido… a DC anunciou uma série de capas comemorando o mês do Coringa em Junho de 2015, gibis do Superman até da Liga da Justiça estarão recebendo a participação do maníaco e assassino Coringa, sim estou falando daquele cara que socou um Robin com um pé de cabra até a morte e mata diversas pessoas ano após ano com seu gás hilariante clássico. Com a Batgirl a coisa foi até mais pesada, com insinuação de abuso sexual e violência em Piada Mortal.

O problema todo aconteceu quando o brasileiro Fábio Albuquerque desenhou sua capa para Batgirl #41 deste mês comemorativo. A capa mostra a Batgirl junto do maníaco fazendo uma referência ao famoso gibi de Alan Moore e Brian Bolland, a Piada Mortal. Os comentários nas redes sociais foram diversos, os negativos foram suficiente para que Rafael Albuquerque pedisse para a DC que cancelasse a publicação de tal capa pelo simples motivo de nunca ter tido qualquer intenção de agredir alguém através de sua arte e olha amiguinhos… você tem que conferir a entrevista que o desenhista deu ao Uol, é impressionante a maturidade do rapaz! Acabei virando fã da pessoa além do artista… se é que é possível separar um do outro.

Os comentários negativos foram os mais diversos, principalmente de mulheres ofendidas pelo abuso cometido com uma garota, ela estaria sofrendo mais que outros personagens na mesma situação… o Flash preso com chiclete e com o Coringa pendurado em seu pescoço não está mostrando metade do desespero que a jovem Batgirl mostra em sua capa. Este seria o problema, feministas e extremistas partiram para a ofensiva de maneira agressiva… ironicamente fazendo o que eles estariam combatendo, a intimidação.

Para chegar a uma conclusão eu perguntei a opinião de muita gente, procurei saber principalmente a opinião de mulheres… afinal seriam elas as ofendidas em teoria… Das pessoas que considero a opinião todas foram categóricas, na imagem em si não havia problemas, não seria machismo nem abuso, afinal estamos falando de uma heroína jovem junto enfrentando um assassino, maníaco e sei lá mais do que podemos classificar a maldade do Coringa. O problema chega quando estamos falando do gibi em si…

A capa certa para a Batgirl errada

Editorialmente a nova Batgirl é um gibi para garotas, adolescentes em sua maioria… a imagem seria perturbadora para o publico que está acostumado a ver a personagem tirando selfies no espelho mostrando seu novo uniforme.

Nesse contexto concordo que a capa é inapropriada… mas por que então inserir uma jovem dessa forma em uma cidade que tem o Coringa como maníaco e um monte de outros amigos dele prontos para sair felizes pela porta do Asilo Arkham? Creio então que o erro é editorial… na sede de ter uma personagem juvenil em uma grande franquia para absorver um publico novo (e bem vindo) a editora poderia deixar tal delicadeza em um lugar menos parecido com Gotham City. O bom exemplo vem da Marvel onde a personagem que segue a mesma linha, a nova Miss Marvel, habita o mesmo universo mas não tem que lidar com o Justiceiro ou o Carnificina, de maneira realista nem nas capas… a garota quando encontrou o Wolverine pediu para tirar uma foto junto do cara, não ficou com medo de ser assassinada por um mutuna imortal!!!

Rafael Albuquerque nada tem de culpa neste assunto… a culpada é a DC por colocar uma personagem leve em um ambiente pesado… o artista tomou a decisão certa em um tempo recorde, volto a louvar sua atitude, mas a DC e os fãs revoltados precisam rever seus conceitos e aprender uma lição ou duas com o desenhista controverso que tratou de usar sua arte para resolver o problema.

O site Infinite Comix também tem um ótimo artigo sobre o assunto, abaixo você confere a nova capa de Rafael Albuquerque e algumas reações interessantes da internet quanto ao assunto.

A capa certa para a Batgirl errada

 


Última alteração: 30 de março de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.