Categorias
Quadrinhos

Quem é o Lanterna Dourado

Conheça Kala o primeiro Lanterna Dourado da DC Comics.

A nova Legião de Super Heróis foi idealizada pelo escritor Brian Michael Bendis e, entre diversas novidades, incluiu o filho de Kal El, Jonathan Kent, como o Superman do futuro. Mas não é só isso, um dos novos personagens que mais chamou a atenção é sem dúvida o Lanterna Dourado.

À seguir apresentamos pontos da história dos personagens da DC Comics que são spoilers, pois ainda haviam sido publicadas no Brasil até a publicação deste artigo.

Na DC Comics existe um gigante espectro de Tropas de Lanternas: verdes, vermelhos, amarelos, brancos, sombrios entre outros… Mas dourado nunca havia sido mencionado até hoje.

Outro detalhe importante é que Kala Lour não é ligado à nenhum Lanterna que conhecemos. Jessica Cruz, Hal Jordan, Kyle Rayner, John Stewart, terráqueo ou extraterrestre, o Lanterna Dourado não parece ter uma relação direta com estes personagens icônicos. Sempre lembrando que essa história se passa muito no futuro, no século 30 (ou 31), logo tudo o que vemos como presente hoje na DC Comics não passam de lendas.

Lanternas em guerra - DC Comics - www.farofeiros.com.br

Am Gdon procura Kala após passar o dia salvando crianças de um incêndio, e um detalhe importante, metade do planeta do jovem não tem visão. Ele é então apresentado à Tropa dos Lanternas Verdes do passado, chamados de oficiais da paz que usavam seus anéis energéticos como arma para proteger toda a galáxia.

Os novos anciões acreditam que a ideia da Tropa dos Lanternas Verdes era uma boa ideia (na maior parte do tempo), e que teria chegado a hora de ela voltar, mas dessa vez de uma maneira mais brilhante, dourada.

Ao ser convocado Kala declinou o convite inicialmente. Em sua pesquisa ele ficou preocupado com o conceito militar que a Tropa dos Lanternas Verdes carrega, ele literalmente não quer moralizar os outros. Diz ainda que foi criado para ensinar, para inspirar, e que este seria seu caminho. Será que Kala é um fã de Paulo Freire?

Os anciões colocam, porém, que a Tropa dos Lanternas Verdes foi uma boa ideia, naquela época e por um tempo. Como a galáxia em si a ideia precisa evoluir e as razões que ele diz não querer aceitar o anel energético, são justamente o que o tornaram o candidato perfeito.

Kala Lour foi escolhido para ser o primeiro Lanterna Dourado, a forma mais pura.

Kala Lour o Lanterna Dourado - DC Comics - www.farofeiros.com.br

Sabemos muito pouco ainda do personagem, mas vemos claramente que seu heroísmo e seu coração puro (de ouro?) caem bem na função de Lanterna. Kala não tem um título próprio e ganhou protagonismo recentemente em Justice League vs. The Legion of Super Heroes #1.

Neste crossover uma grande anomalia sombria chama a atenção da Legião, Brainiac calcula que o problema seja de nível cósmico e ao tentarem analisar tal anomalia ocorre no presente e no século 31. Com a permissão dos Planetas Unidos a Legião de Super Heróis viajou no tempo para o século 21, para a Sala da Justiça. Mas outra anomalia aconteceu e a Liga da Justiça foi parar no século 31… Confuso? Sim, com certeza, mas piora.

Brainiac analisou o anel dourado e teria identificado de que aquilo não seria um anel dos Lanternas Verdes e também que não teria sido os anciões de OA que teriam lhe agraciado tamanho poder.

O que o futuro reserva para o Lanterna Dourado do século 31?

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.