Categorias
Filmes

Clichês de Hollywood

Você precisa assistir Clichês de Hollywood: O Cinema Como Você Sempre Viu.

Cliquei em Clichês de Hollywood, apresentado por Rob Lowe, sem esperanças. Estava em um momento de tédio que pedia algo que não fosse me consumir, afinal queria morrer de tédio mesmo. Mas os clichês foram, na verdade revigorantes de início e terminaram dando um tapa a minha cara. E foi um belo tapa.

Tudo começa com risadas e tiradas, os clichês são inevitavelmente bregas e expõe o quanto uma mesma história é repetida várias vezes mudando apenas a moldura. E claro que risadas são a isca perfeita para algo maior.

O documentário Clichês de Hollywood é uma armadilha das boas. Uma das melhores que vi recentemente, aliás precisávamos de mais produções desse tipo. Apontar clichês neste breve documentário é apenas um convite para apontar a nossa própria ignorância.

Quem aqui não assistiu Duro de Matar, Rambo ou qualquer filme do Arnold Schwarzenegger? São heróis brucutus de uma época caricata… Uma época sexista, machista, racista e com muito pouca variação de tramas. O musculoso durão armado tem que salvar o mundo de uma ameaça, assim como na maioria dos filmes da Marvel Studios.

Tudo se trata de evolução e, enquanto falamos de cultura pop, ela deve seguir a visão da sociedade. Em um mundo que quer conservar preconceitos e conceitos ultrapassados e descolados da realidade é preciso entender que as diferenças importam. É preciso entender o que se vê no cinema não é a realidade (sic).

A garota fada maníaca dos sonhos, ausência de consequências físicas, o salvador branco, o negro mágico, a “smurfette”, sexto sentido animal ao perigo. Sim, o breve documentário aborda tantos clichês que é chocante ver o quanto os vemos sempre no cinema e não percebemos. Por isso gosto da importância desse documentário, é preciso mesmo esfregar algumas coisas na nossa cara.

Há também a história do grito Wilhelm que descobri, graças ao documentário, ser uma piada dos cineastas. Realmente achava que era um relaxo, principalmente depois de notar tal som em diversos Star Wars.

Será que posso usar esse grito no Farofeiros Cast?

Por Rodrigo Castro

Debochado, inconveniente, guru de bobajada, coach de piadas sem graça e sommelier de ironia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.