Categorias
Games Notícias

Valve mostra a versão final do Steam Controller e Steam Link

steam-controller-final.jpg

Tenho babado o ovo da Valve e seu Steam Controller a anos… pacientemente tenho esperado e me frustrado a cada nova alteração do design do controle. Mas agora, durante a Game Developers Conference 2015, a Valve finalmente mostra a versão final do seu produto e preço.

Por US$ 50 você poderá ter um controle que lembra  de Xbox, tem coisas do Dualshock e só funciona no PC. Apesar do meu susto com o preço ao pesquisar valores de controles para consoles de nova geração me surpreendi em saber que está no mesmo valor dos correspondentes para Xbox One e PS4, o que é bom, afinal as discrepâncias de design só complicam os jogadores que querem experimentar um sistema novo, dificulta o envolvimento do jogador casual e meio que manda o hardcore ficar só na sua praia.

A foto abaixo ilustra boa parte da minha frustração quanto a inventividade que a Valve havia prometido, trackpads que funcionariam como direcionais ou como botões, dependendo da configuração do jogo, sem os sticks analógicos e com a beleza da tela central que poderia ter mais botões configuráveis ou simplesmente facilitaria configurações e interações sociais.

Já o Steam Link foi uma boa surpresa para mim, é tudo o que eu queria de uma Steam Machine sem ser uma Steam Machine mais cara que minha casa… Meu sonho é sim jogar os games do PC na TV da sala sem grandes complicações, ter um PC na sala dedicado a isso é um problema… o custo, espaço, não dá pra colocar uma CPU com ventilação ideal em uma estante ou raque. O Steam Link vai servir apenas como stream do seu PC, o que resolve qualquer problema para quem quer mobilidade, sem falar que mata qualquer Steam Machine com aqueles preços medonhos.

A NVidia também está anunciando um console novo, baseado em PC… bem amiguinhos, tenho que insistir e dizer para a NVidia e Valve que console baseado na plataforma de PC é um PC e pronto. Pode colocar a frescura que quiser, pode encher de leds, pode colocar a placa de vídeo mais medonha do mercado e ter rodinhas, vai continuar sendo um PC. Esses pseudo-consoles querem competir com PS4 e Xbox One, o que não conseguem por simplesmente querer que o jogador de PC largue seu PC e compre o produto deles… que é um PC! Não caiam nessa amiguinhos.

… de todo jeito em Novembro de 2015 vou comprar o Steam Link e o Steam Controller, aí volto aqui para dizer o quanto me arrependi.

Por Rodrigo Castro

Debochado e inconveniente.

Uma resposta em “Valve mostra a versão final do Steam Controller e Steam Link”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.