Ragnarok Online… já tá na hora de enterrar?

Escrito por | Artigos, Games


Tudo morre… e jogos online, por mais pioneiros ou interessantes que tenham sido em seu lançamento uma hora é preciso mudar… ou simplesmente morrer…

Joguei o beta e segui jogando constantemente até meados de 2007, e mesmo naquela época se via que o jogo era ultrapassado, afinal os gráficos já eram humilhados por World of Warcraft… perdia em conteúdo… perdia em suporte… mas como o jogo não estava oficialmente no Brasil, não era traduzido e nem tinha suporte, a coisa era complicada no meu ponto de vista. Era mais fácil pagar o boleto para minha conta e para a da minha namorada em Reais e se tivesse algum problema teria suporte via telefone ou online em minha língua… é… os problemas…

Contas haqueadas, lag, beneficiamento de players, bots, vendedores de zenny… isso naquela época já existia e até hoje não foi resolvido. Culpar a Level Up! Games é fácil e correto até… mas ela não é a única culpada, a Gravity, empresa coreana bobona e feia, nunca se preocupou com isso efetivamente fazendo com que sites como Open Kore crescessem graças a sua gigantesca incompetência e sem igual relaxo no trato com os fãs. Amigos perderam todos os itens e dinheiro, outros chegaram a perder a conta e (agora sim posso culpar a LUG efetivamente) a resposta do suporte sempre era que seria verificado ou que o jogador deveria cuidar melhor da segurança em seu PC. Fácil culpar os outros não?

Ainda fico surpreso como jogo simples, que rodaria facilmente em um browser, smartphone ou tablet, é tão mal feito e tão lagado… estou falando do servidor nacional mesmo, ali na Zona Sul de São Paulo… má estrutura? Má administração? Funcionários destreinados? Bem, você assim bem como eu, pode estar distante do jogo a um tempo para chegar até uma conclusão… vamos aos fatos, diretamente do site oficial do bRO.

rag2

Você aproveita sempre uma queima de estoque de produtos? Que tal uma queima de estoque de produtos virtuais… que não existem… e que os estoques não acabarão enquanto o jogo não acabar? Claro que todos precisam ganhar dinheiro, mas lançar chapéus uma vez por semana (afinal é a única parte customizável do sprite)? Duvido de que seja algo bom para o jogo até… Mas não acabei, demorou anos, mas finalmente o acesso do Brasil Ragnarok Online bloqueia IPs que não sejam brasileiros, nossos hermanos ficaram tristes? Será? Tal medida é uma exigência da Gravity que agora bloqueia o acesso de brasileiros em outros servidores que cobram mais barato do que a Level Up! Games. Mas o melhor de tudo ainda está por vir…

Conhece o RBC? Ragnarok Brasil Championship? Com inglês errado e tudo o campeonato de PvP da Level Up! Games em sua 7º edição falhou miseravelmente… de maneira quase absurda a edição de 2013 só se concluiu em 2014 e mesmo assim não houve vencedores, os motivos são diversos, mas os alegados oficialmente são de total culpa da administradora e promotora do jogo que além de utilizar um sistema falho não identificou imediatamente que um jogador pôde influenciar todas as batalhas. Não foi hack, não foi invasão, foi uma conta (que a LUG passa para os participantes) que prejudicou todo o campeonato capenga! A solução foi contratar mais uma pessoa sem nome ou cara para administrar o que eles chamam de eSport, agora poderão despedir alguém caso exista problemas.

Mas é claro que estou sendo chato… afinal eu fui um dos fãs babacas das antigas que pagou R$ 30 por um personagem level 99 e por jogatina grátis enquanto o jogo existir…mesmo com tantas microtransactions ridículas e até obrigatórias fui obrigado a pagar caso quisesse utilizar os meus personagens de antigamente. Paguei e joguei por uns dias… cansei novamente e me irritei com o constante lag. Instabilidades são dadas como temporárias, e abrir um ticket reclamando de lag continua sendo uma novela que acabaram mal… para a parte reclamante, é claro. Ah, nem tudo é ruim, eles finalmente conseguiram fazer uma atualização sem ter grandes problemas… quer dizer… teve problema

Até quando eu e você vamos pagar por algo ruim? Acho que devemos fazer uma vaquinha para o velório…


Última alteração: 15 de novembro de 2016

One Response to :
Ragnarok Online… já tá na hora de enterrar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.