Gen X: Underground. Muito bom, porém, esquecido…

gen-x-underground-jpg

Durante uma de minhas várias buscas por cebos e comics shops de Sampa me deparei com algo que me chamou a atenção.

Uma revista claramente alternativa: desenhos simples (porém bons), apenas quatro cores na capa (azul, amarelo, preto e branco) e interior preto e branco.

Tamanho foi meu Espanto quando li o título: Generation X.

Estou falando do Generation X: Underground Special 97, one-shot escrita e desenhada por Jim Mahfood traz três histórias.

A primeira The Big Game onde começa uma competição frenética entre M e Skin em um Atari 2600 de Space Invaders. Se M perde ou deixa Skin ganhar… a pergunta fica sem resposta.=D

Antes da segunda história temos a honra de ver o mural (tipo agenda das meninas aqui no Brasil) da Jubileu, além de fotos dela junto do Tio Wolvie temos um ingresso do show do Cibo Matto (???) e uma caricatura de Banshee.

Segunda história: Banshee´s Angels, qualquer similaridade com as Panteras não é mera coincidência. Com participação especial de Bishop as X-garotas : Jubileu, M e Husk tem que salvar Astie e Leech das Mãos de Gator: um vilão muito mal que usa a energia das duas x-crianças para criar super robôs do Vilage People. É claro q elas vencem esta funkadelica luta e fica a menssagem: “ Funk not only move, it can remove, dig?”, algo como “Funk não só move, mas remove, manja?”. Antes da terceira história temos uma coleção de cards exclusiva do Underground Special, onde o autor sabiamente aconselha a você tirar xerox e não recortar a revista.

A terceira história é Half a Face, contando uma história meio triste de Chamber, falando de todo o problema de ser mutante e de não se ter a metade de baixo do rosto. Mostrando um traço mais sério e sombrio Jim me surpreende mais ainda.

O gran finale reserva o Sketchbook muuuuuuuuuuuuuito legal (quando eu crescer quero desenhar igual a ele), um desenho de Banshee´s Angels para você mandar fazer uma camiseta (Ah, inclui instruções, dig?) e na última página um anúncio muito divertido protagonizado por Gen X e The Beat Generation onde todos ficam amigos e felizes comendo Hostess Twinkie Cakes.

Há anos busco informações de Jim Mahfood e como ele conseguiu fazer esta revista com o selo Marvel e, principalmente, como fez um projeto deste sem NENHUM patrocínio… o Hostess Twinkie Cakes é tiração de sarro, dig?


Rockerz

Irônico e inconveniente desde 1980.