Categorias
Livros

Cavernas e Dragões 4ª edição

Foi anunciado, num evento de RPG chamado GenCon, que no próximo ano teremos a quarta edição de um dos RPGs mais jogados do mundo: Cavernas e Dragões 4ª edição. Se isso é bom? Só depois saberemos. Os vídeos da apresentação podem ser vistos no site da Wizards of The Coast.

Em geral não foi liberada muita informação real do jogo. O que foi dito (e que você mesmo pode ver nos vídeos no site oficial, se entender inglês bem) é quando será o lançamento (maio, junho e julho de 2008, respectivamente, para o Livro do Jogador, Livro dos Monstros e Livro do Mestre). E que será algo “mais interativo”, seja lá o que isso queira dizer. Vão continuar apostando forte nas miniaturas (tendência começada com o D&D3.5). Mas agora vão também colocar as fichas na parte digital: softwares para ajudar o mestre e para poder jogar via internet, e também, via uma assinatura, obter conteúdo novo e atualizado sempre.

Sobre as regras, o sistema básico de Cavernas e Dragões 4ª edição continuará sendo o D20. Falaram também que vão diminuir o tempo gasto para discuti-las, mas não sei se serão realmente regras mais simples. No site deles tem o exemplo de uma batalha contra um dragão que não me parece exatamente simples, ou se simplesmente vão deixar as regras mais organizadas para que não se gaste tanto tempo procurando as explicações nos livros. Opinião pessoal (que não pode faltar neste site): O D&D3.5 já não me agradou muito… Bem mais voltado para miniaturas que o 3.0, me pareceu só jogada de marketing para vender mais livros (e bonequinhos).

Cavernas e Dragões 4ª edição - Blog Farofeiros

Agora vem Cavernas e Dragões 4ª edição, dizendo que mantém o sistema D20, e que vão apostar em softwares (que poderiam muito bem ser desenvolvidos já pra o D&D atual, como outros programas já existentes de outras empresas)… É cedo para dizer muita coisa, mas já começo com um pé atrás para esta edição também.

E só para avisar, o jogo não inclui tênis Transformers. Só avisando.

Por Capitão Abobrinha

O Capitão Abobrinha não sabe quem é o Capitão Abobrinha. Pelo visto não é uma Abobrinha.